Um ataque hacker invadiu os sistemas da SPTrans, empresa responsável pelo transporte público de ônibus na cidade de São Paulo. Segundo a empresa, o ataque ocorreu na última quinta-feira (22) e expôs dados de 13 milhões de usuários do Bilhete Único.

As informações obtidas no ataque hacker incluem dados críticos dos usuários, como nome, nome social, data de nascimento, CPF, RG, endereço, número de telefone, filiação, PIS, matrícula de aluno, estado civil, naturalidade, sexo, e-mail, além de login e senha do portal SPTrans na internet.

publicidade

Leia mais:

Confira a explicação e providências da SPTrans

No Twitter, a SPTrans explicou o caso do ataque hacker, e esclareceu quais são as providências que foram tomadas. Nesta sexta-feira (23), os usuários que tiveram algum tipo de dado exposto estão sendo notificados por e-mail sobre o ocorrido. A SPTrans orienta que os usuários troquem suas senhas do site Bilhete Único.

publicidade

Além disso, a empresa de transporte público de São Paulo disse que já notificou o incidente à Autoridade de Proteção de Dados (ANPD) e à Divisão de Crimes Cibernéticos (DCC9BER) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).

Ainda não há informações sobre os cibercriminoso por trás do ataque hacker aos sistemas da SPTrans. Até o momento não foi divulgado pedido de resgate, que configuraria o ataque como ransomware.

publicidade

Imagem: Marcio Bigoto / Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!