“O império no qual o sol nunca se põe”, a célebre frase usada para descrever impérios tão grandes que vão do Ocidente ao Oriente de tal forma que sempre alguma parte do território estaria sob a luz do dia. O ditado popularizado durante o Império Britânico pode até ser exagerado, mas parte do princípio de que o Sol surge primeiro em algumas partes do mundo do que em outras (algo que aprendemos ainda na infância).

Mas, levando isso em conta, onde o Sol nasce primeiro na Terra? Bom, a resposta para isso não é tão simples quanto parece e dependendo da perspectiva pode mudar bastante.

publicidade
eclipse-solar-outubro
Imagem: Visão de um eclipse solar, com o Sol quase todo encoberto pela Lua. Créditos: IgorZh/Shutterstock

O Sol nasce primeiro em que parte da Terra?

Em entrevista à Live Science, Cameron Hummels, astrofísico teórica do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), explica que do ponto de vista físico não existe um primeiro amanhecer, já que o Sol está ali, perpetuamente, amanhecendo cada vez mais ao oeste, nenhum primeiro e nem último.

No entanto, essa não é a única visão. Para facilitar as coisas, a humanidade criou a linha internacional de data e a marcação de fuso horários. Dessa forma, é possível estabelecer as regiões banhadas pela luz solar primeiro. 

publicidade

O Sol nasce primeiro na linha internacional de data. Com mais de 3 mil quilômetros, a linha se projeta no Oceano Pacífico em longitude 180 e segue um traçado praticamente reto, com alguns desvios para incluir territórios dentro de um fuso.

Leia mais:

publicidade

Levando isso em conta, o primeiro território do mundo a receber a luz do Sol é a ilha Millennium, na região de Kiribati. O local, também conhecido como Ilha Caroline, é desabitado.

Mas isso não ocorre durante o ano todo.  A Terra tem uma ligeira inclinação de 23,5 graus(abre em nova aba), então a maneira como a luz do sol incide sobre o planeta muda ao longo do ano. Por exemplo, agora, no  solstício de verão do sul e solstício de inverno do norte em 21 ou 22 de dezembro, o sol brilha preferencialmente no Trópico de Capricórnio no Hemisfério Sul; e o Pólo Sul e a maior parte da Antártica são iluminados 24 horas por dia. 

publicidade

“Mas se você se esgueirar um pouco acima de 66,6 graus ao sul, o sol mergulhará brevemente no horizonte antes de produzir um nascer do sol alguns minutos depois da meia-noite”, disse Hummels.

Nesses casos, a pequena ilha desabitada Young Island poderá ter primeiro nascer do sol nos dias e semanas em torno do solstício, incluindo 1º de janeiro.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!