A situação nos Estados Unidos e no Canadá é crítica. A passagem de uma enorme tempestade de inverno atingiu 250 milhões de americanos e canadenses e causou pelo menos 50 mortes antes do final de semana de Natal. O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS) informou que as temperaturas podem cair para -45 °C e -56 °C em algumas partes do país. Além disso, o órgão alertou que o frostbite (congelamento de tecido do corpo) também é um grande perigo.

Especialistas estimaram que esse processo pode acontecer em questão de minutos na pele exposta no frio. Os efeitos do frio ultrapassaram as questões de saúde e atingiram milhares de voos, que foram cancelados na última sexta-feira (23), e a rede elétrica de mais 1,5 milhão de pessoas.

publicidade

Leia mais:

Toda essa tempestade, que se estende por mais 3,2 mil quilômetros do estado do Texas (EUA) ao Quebec (CA), ocorreu devido a um ciclone bomba. Esse evento ocorre quando a pressão atmosférica cai e, a partir disso, fortes nevascas, tempestades e precipitações se formam rapidamente.

publicidade

Além do frio extremo que essa situação causa, centenas de milhares de pessoas estão sem energia elétrica. No estado de Dakota do Sul, nativos americanos cobertos de neve queimaram roupas para se aquecer após ficarem sem combustível, disseram autoridades tribais.

Em Buffalo, cidade localizada no estado de Nova York, o NWS alertou para a visibilidade zero nas estradas e desaconselhou que as pessoas dirigissem nesse período. Mais de 8 milhões de pessoas permanecem sob alerta de nevasca, acrescentou o órgão.

publicidade

Tempestade cancelou voos e gerou acidentes de trânsito

Até mesmo inundações foram registradas nas costas dos estados de Nova Inglaterra, Nova York e Nova Jersey. Estados do sul, que geralmente apresentam temperaturas mais amenas nessa época do ano, não conseguiram escapar do frio intenso.

Das mortes registradas, várias foram decorrentes de acidentes de trânsito causados por consequência da nevasca, incluindo um engavetamento de 50 carros, em Ohio, que matou quatro motoristas. Esse fato chama a atenção para a falta de operadores de limpa-neves, devido aos baixos salários.

publicidade

Aproximadamente 6 mil voos nos Estados Unidos foram cancelados na sexta-feira (23), segundo o site de rastreamento FlightAware. Muitos passageiros não conseguiram chegar em casa a tempo para o Natal. No sábado (24), outros 1,2 mil voos foram cancelados. O NWS informou que mais de 100 recordes diários de temperatura fria podem ser igualados ou quebrados nos próximos dias, uma situação complicada para os norte-americanos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!