Mesmo a dengue sendo uma realidade no Brasil, alcançando este ano o maior número de óbitos desde 2019, muita gente ainda tem diversas dúvidas sobre como identificar o mosquito, inclusive o confundindo com o famoso pernilongo. Segundo reportagem da Agência Brasil, no entanto, as diferenças são bem fáceis de verificar. Confira

  • São de famílias diferentes; 
  • Voam e repousam de forma diferente; 
  • As cores também entregam quem é quem; 
  • Um é maior que o outro — tamanhos distintos.

Leia mais! 

Enquanto o mosquito da dengue é o Aedes aegypti, o pernilongo é o Culex quinquefasciatus. É possível identificá-los tanto durante o voo, “em ação”, quanto em repouso. Enquanto o pernilongo tem um voo mais lento e ruidoso (gerando um zumbido), o Aedes aegypti é mais veloz e silencioso e costuma atacar das 9h às 13h. Os pernilongos, por sua vez, agem à noite, a partir das 18h. 

As cores também diferem: o pernilongo tem uma coloração uniforme marrom e o Aedes aegypti tem o corpo preto com listras brancas. Já no tamanho, o primeiro mede de 3 a 4 milímetros, enquanto o segundo tem de 5 a 7 milímetros. 

publicidade
Mosquito da dengue sobre a pele
Imagem: Shutterstock

Outra diferença está na picada. O pernilongo deixa um pequeno calombo avermelhado e essa marca provoca coceira. Já o mosquito da dengue não deixa marcas e não provoca coceira na picada. Vale lembrar ainda que o Aedes aegypti também é o transmissor da febre chikungunya, da febre amarela e do zika vírus. 

Ambos colocam ovos em água parada, mas o mosquito da dengue prefere água limpa e deposita os ovos em vários locais, individualmente. Já o pernilongo coloca seus ovos juntos, em forma de jangada, em água suja, poluída. 

Vacina da dengue 

Recentemente, o Instituto Butantan divulgou que sua vacina da dengue, em desenvolvimento há 10 anos, alcançou uma eficácia de 79,6% nos ensaios clínicos. De acordo com a instituição, o acompanhamento com um grupo de 17 mil participantes por dois anos não registrou nenhum caso grave da doença entre os que receberam o imunizante. Saiba mais aqui! 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!