Os golpistas estão atentos aos feriados e épocas festivas para fazer vítimas. Com o Natal e Ano Novo não é diferente, uma pesquisa da OLX junto da ClearSale mostra os principais golpes aplicados no comércio eletrônico durante o período de festas.
No levantamento, os aparelhos celulares lideram a lista de produtos que os golpistas mais utilizam nas fraudes em 43% dos casos. Os iPhone aparecem em 70% dos golpes envolvendo smartphones.
Leia mais:
- Posso trocar presentes de natal? Procon dá dicas sobre direitos do consumidor
- Serviço da Apple salva vida de casal nos Estados Unidos
- Como proteger sua conta nas redes sociais contra hackers
Em segundo lugar estão os videogames, com 16%, sendo que os consoles Playstation representam 47% das fraudes e consoles Xbox 32%.

Conforme explica Marcelo Queiroz, head de Estratégia de Mercado da ClearSale, as fraudes com smartphones são comuns principalmente pela facilidade de revenda dos aparelhos.
“Por mais que a fraude seja muito dinâmica e os fraudadores sejam muito criativos, o foco em smartphones já é considerado comum pelo mercado, pois é um tipo de produto que oferece liquidez ao criminoso. É uma categoria que tem ticket médio considerável, fácil revenda em mercados paralelos e praticamente nenhum problema de transporte.”, observa Queiroz.
Os principais golpes aplicados
O levantamento também mostra os principais golpes aplicados no comércio eletrônico. Em primeiro lugar está o golpe do falso pagamento em 62% dos casos, na sequência está o golpe do falso anúncio representando 35%. Durante o período de Natal de 2021, entre 1 a 25 de dezembro, a pesquisa revela que foram quase 500 mil tentativas de fraude. Os valores somados de todos esses golpes totaliza cerca de R$ 470 milhões.
Maristela Calazans, VP de Produtos da OLX, ressalta que esse é um período muito utilizado pelos golpistas para atrair vítimas que estão em busca dos melhores preços para economizar.
“Por isso, é importante desconfiar de promoções muito fora da curva e preços muito abaixo da média do mercado. Ter cuidado redobrado, checar se está realmente na página da loja que irá realizar a compra, verificar links antes de clicar, observar o domínio do e-mail, não passar dados pessoais e principalmente ficar atento à etapa de pagamento”, destaca Calazans.
O que são os golpes de falso pagamento e falso anúncio?
O golpe do falso pagamento é quando uma pessoa recebe um boleto pensando que pertence a uma loja mas descobre que é um boleto falso.
Outro caso que se aplica no golpe do falso pagamento é quando um usuário anuncia um produto em alguma plataforma de vendas e o golpista finge ter feito a compra do produto, enviando um falso comprovante de pagamento ao vendedor. Assim o vendedor pode enviar o produto sem ter sido pago.
O golpe do falso anúncio acontece quando a vítima realiza o pagamento de um produto mas o mesmo não é enviado para ela.
“Estes casos são as clássicas formas de Engenharia Social, mais especificamente o Phishing, que mais temos visto acontecer. Criminosos têm utilizado delas tanto para conseguir dados sensíveis de pessoas idôneas, e depois cometer fraudes, quanto para conseguir diretamente algum tipo de vantagem financeira nesta prática ilegal.” afirma Queiroz.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!