Câmara dos EUA decreta proibição do TikTok em dispositivos oficiais

A medida da Câmara dos EUA ocorre semanas após o Senado do país estabelecer um projeto de lei semelhante em relação ao aplicativo da ByteDance
Por Luann Motta Carvalho, editado por Matheus Barros 28/12/2022 11h22
shutterstock_1794882403
Imagem: Isaac C.P. Wong / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O TikTok continua sofrendo algumas imposições nos EUA e a batalha deve receber mais capítulos nos próximos dias. Nesta terça-feira (27), foi ordenado que os funcionários da Câmara dos Deputados do país removam de forma imediata o app em seus dispositivos oficiais.

As informações foram compartilhadas pela agência Reuters. Segundo um memorando enviado aos funcionários pelo diretor administrativo da Câmara dos EUA, o TikTok não será mais permitido nos celulares dos funcionários porque apresenta um “alto risco devido a vários problemas de segurança”.

Leia também!

Com isso, os funcionários que atualmente possuem o TikTok em um dispositivo oficial devem excluir a plataforma chinesa. Além disso, não será permitido que esses membros da Câmara façam downloads futuros do aplicativo.

O caso na Câmara dos EUA ocorre após o Senado do país estabelecer uma medida semelhante. No início deste mês, o projeto de lei “No TikTok on Government Devices Act”, de autoria senador republicano Josh Hawley, foi aprovado de forma unânime.

Imagem: Reprodução/Shutterstock
Imagem: Reprodução/Shutterstock

A ByteDance, proprietária do TikTok, é o maior temor dos legisladores estadunidenses nessa história e há um receio de que a empresa chinesa possa se tornar uma ameaça à segurança nacional. Em novembro, o diretor do FBI, Christopher Wray, enviou um alerta ao Comitê de Investimentos Estrangeiros dos EUA e indicou que o aplicativo poderia ser utilizado “para controlar a coleta de dados de milhões de usuários ou para controlar o software de milhões de dispositivos”.

“Estamos trabalhando com o Comitê de Investimentos Estrangeiros dos EUA há mais de dois anos para abordar todas as preocupações razoáveis ​​de segurança nacional sobre o TikTok nos EUA. Acreditamos que essas preocupações podem ser totalmente resolvidas”, afirmou um porta-voz do TikTok à CNET.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Luann Motta Carvalho é estudante de Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense e atua profissionalmente na área desde 2020. Atualmente é redator da editoria de Internet e Redes Sociais.

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.