Na reta final de 2022, a NASA divulgou uma série de fotografias impressionantes feitas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Localizada a cerca de 400 quilômetros acima da superfície da Terra, a ISS tem 24 anos em órbita e é um ponto essencial para os estudos sobre a Terra e sobre o Espaço.

As imagens, que podem ser vistas no canal da NASA Johnson, no YouTube, mostram que a estação ainda está a todo vapor, produzindo muita ciência. As imagens apresentam algumas das conquistas obtidas durante 2022, que passam pela implantação de minúsculos satélites cubesats sobre a Terra e até o teste de dinâmica de fluidos no Espaço.

publicidade

Leia mais:

Em uma das fotografias, o astronauta Bob Hines usa óculos de realidade virtual para testar o instrumento do projeto GRASP. O objetivo dessa empreitada é melhorar a compreensão do sistema de feedback sensorial do corpo, de modo que não só as descobertas poderiam ser úteis no Espaço, mas também poderiam ajudar os cientistas aqui na Terra a explorar novos tratamentos para doenças neurológicas.

publicidade

Além da vida e dos experimentos feitos dentro da ISS, há também capturas de paisagens inusitadas da Terra, como a longa faixa de basalto, localizada no deserto do Novo México, e apresentada em detalhes impressionantes. A característica geológica foi criada por uma erupção de décadas sendo capturada pela tripulação da ISS usando câmeras portáteis.

mancha-lava-eua
Imagem: Fotografia tirada de mancha de lava basáltica, no Novo México (EUA). Créditos: Observatório da Terra da NASA

Fotografias de astronautas e módulos

Durante a estadia na ISS os astronautas Josh Cassada e Frank Rubio se aventuraram fora da relativa segurança da estação para instalar o painel solar de implantação, ou iROSA. No total, 6 iROSAs serão anexados à ISS, elevando em 30 % o fornecimento de energia para a estação.

publicidade

A última imagem da série mostra o módulo norte-americano Destiny novamente, mas desta vez desocupado. Em 2022, o Destiny foi reforçado pelo hardware Solid Fuel Ignition and Extinction (SOFIE). Essa novidade ajudará o módulo a realizar novos estudos de combustão em 2023 e outras pesquisas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!