Talvez essa seja uma das dúvidas que mais atiça a curiosidade sobre como é “viver” no Espaço: os astronautas tomam banho? Como será que os astronautas cuidam da própria higiene quando estão fora da Terra? Acredite ou não, passar vários meses em missão exige uma rotina bem definida, e nela a higiene precisa estar incluída.

Inicialmente, deve-se esclarecer que os astronautas não tomam banho no Espaço. Quem fala sobre isso é o autor do livro The Ordinary Spaceman, Clayton C. Anderson, que passou 152 dias na Estação Espacial Internacional (ISS). Segundo consta no livro, em vez de chuveiros, a limpeza corporal é feita com toalhas umedecidas.

publicidade

Leia mais:

Existe uma área dentro da Estação Espacial Internacional (ISS) destinada às atividades de higiene pessoal, como: escovar os dentes, lavar os cabelos, “tomar banho” e fazer a barba. Segundo Anderson, os astronautas utilizavam uma toalha umedecida russa para os “banhos”. O objeto poderia ser usado por até três dias e às vezes era necessário injetar um pouco mais de água nele. Isso é necessário pois a gravidade não deixa a água “cair”. Dessa forma, a toalha ajuda nisso.

publicidade

Depois de usá-la, os astronautas anexavam as toalhas na parede para que o sistema de controle de ambiente sugasse a umidade e convertesse a água oriunda desse processo em potável, ou seja, própria para consumo.

Atividades de higiene são realizadas com toalhas úmidas

Para as atividades de lavar os cabelos e fazer a barba, não havia segredo. Elas eram realizadas da mesma forma como acontece na Terra. A única diferença é a ausência de pias. Assim como o banho, essas atividades também deveriam ser realizadas mediante o uso de toalhas umidecidas. Os cabelos eram lavados com shampoo sem enxague.

publicidade

Até mesmo escovar os dentes, segundo o autor, era uma tarefa corriqueira e que lembrava bastante o processo realizado na Terra. Ao final do processo, porém, era preciso decidir se ele iria cuspir a pasta em uma toalha ou se iria engolir o resíduo. Manter a higiene adequada nesse tipo de ambiente é essencial, afinal, há “seis pessoas presas em um espaço fechado. Higiene é de grande importância”, ressaltou o especialista espacial Robert Frost.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!