A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer que atua no ramo de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), vai receber um cheque de R$ 490 milhões do BNDES em 2023 para financiar o desenvolvimento do seu carro voador, que já conta com 250 reservas.

Essas aeronaves vão servir principalmente para realizar voos de curta distância nas grandes cidades sem emitir ruídos e poluentes e podem aposentar os helicópteros a combustão no futuro.

Imagem: Embraer/Divulgação

O veículo da Air tem capacidade para voar com quatro passageiros (incluindo o piloto) e deve ter um alcance na faixa dos 100 km por carga.

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Data para decolar

O plano da empresa é começar a operar o serviço de táxi aéreo no céu dos grandes centros até 2026, começando pelo Rio de Janeiro, Miami e Londres. A novidade pode custar menos que pagar por um táxi executivo e vai funcionar como o Uber, ou seja, com pagamento e reserva de corridas pelo celular do usuário.

Segundo o BNDES, que ainda deve aplicar mais R$ 162 milhões no projeto, o capital será usado principalmente na área de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

“Trata-se de um enorme esforço inovador realizado no Brasil por engenheiros altamente qualificados. O sucesso no desenvolvimento do eVTOL permitirá o ingresso num segmento de mercado de alta intensidade tecnológica”, declarou Bruno Aranha, diretor de crédito produtivo e socioambiental do BNDES.

eVTOL Air One completa primeiro voo de transição 

A israelense Air, que atua no ramo de eVTOLs, também alcançou um passo importante na reta final de 2022. A empresa compartilhou um vídeo da sua aeronave Air One decolando, pairando e fazendo a transição para o modo de cruzeiro carregada com sua capacidade total de 1,1 tonelada.

Os primeiros voos de teste com passageiro devem ocorrer no primeiro trimestre de 2023.

Imagem principal: Embraer/Divulgação

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