Afinal, quem inventou o avião? É uma pergunta simples, mas a resposta, nem tanto. Pelo menos para os brasileiros, não há controvérsia: foi Santos Dumont. Para os norte-americanos, também não dúvida: foram os irmãos Wright. O fato é que, é difícil cravar qual lado merece o título de criador do veículo aéreo. E, até mesmo, dá para dizer que ambos os lados têm méritos nesse debate.

Leia também:

Santos Dumont: o pai da aviação (ou não?)

Santos Dumont voando no 14-bis
No dia 23 de outubro de 1906, Santos Dumont voou com o 14-bis. Imagem: Domínio público

Entre os brasileiros, é praticamente unanimidade: é daqui o criador do avião. Alberto Santos Dumont (1873-1932), antes de colocar o célebre avião 14-bis, já havia conquistado fama internacional ao, em 1901, voar com os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Assim, percebe-se que o inventor foi pioneiro em outros campos também.

Registro de um dos vários modelos de balão desenvolvidos por Dumont.

Cinco anos após fazer história no balonismo, em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont realizou outra façanha inédita nos ares. No entanto, desta vez foi com outro veículo: um avião. O 14-bis, ou Oiseau de Proie II, decolou às 16h45, no parque Bagatelle, em Paris, na França. Ali, onde hoje há um obelisco em memória do célebre acontecimento, Santos Dumont conseguiu voar por 60 metros, em uma demonstração pública.

publicidade

No entanto, sua contribuição para a história da aviação vai um tanto além. Por exemplo, no ano seguinte, ele apresentou o Demoiselle, um ultraleve.

Santos Dumont no Demoiselle.
O Demoiselle é considerado um ultraleve. Imagem: Domínio público

Irmãos Wright: os pioneiros (mas depende)

Anos antes de o brasileiro alçar voo, os norte-americanos Orville e Wilbur Wright, os Irmãos Wright, conseguiram fazer um feito similar. Mais precisamente, em 17 de dezembro de 1903, a dupla realizou um voo controlado de uma máquina voadora, por assim dizer.

Apesar de realizar o feito antes de Santos Dumont, o que coloca em xeque o pioneirismo dos americanos é o fato de alguns considerarem o veículo dos Wright não um avião, mas um planador. Isso porque, a máquina, embora motorizada, dependia de auxílio externo para decolar, como rampas ou catapultas.

Orville pilota o avião enquanto Wilbur corre perto da asa.
Primeiro voo do Wright Flyer I foi realizado em 17 de dezembro de 1903. Imagem: Domínio público

Outro aspecto que pode ser questionado a respeito do voo é o fato de, ao contrário do que ocorreu com o 14-bis, a sua realização não teve participação pública. Por outro lado, o feito de Santos Dumont contou até com a participação de juízes do Aeroclube da França.

Aliás, a França também tem um pai da aviação para chamar de seu, embora seu pioneirismo seja menos lembrado. Alguns atribuem a Clément Agnès Ader o primeiro voo da história, em 14 de outubro de 1897. Portanto, antes de Santos Dumont e dos irmãos Wright.

O Avion III foi criado pelo francês Clément Ader entre 1894 e 1897.
Criado pelo francês Clément Ader, o Avion III está em exibição permanente no Musée des Arts et Métiers, em Paris. Imagem: Poulpy/Wikimedia Commons

Mas, há um porém. O modelo, que contava com dois motores movidos a vapor de álcool e duas hélices de quatro lâminas, conseguiu, de fato, levantar voo. No entanto, a instabilidade não permitiu que o veículo percorresse uma distância mensurável.

Então, quem inventou o avião? Deixe nos comentários sua opinião.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!