Bing quer se unir ao ChatGPT para derrubar o Google

Empresa planeja se integrar ao chatbot mais comentado do momento; entenda quais serão as possíveis mudanças
Por Fernanda Lopes Soldateli, editado por Adriano Camargo 04/01/2023 17h05, atualizada em 05/01/2023 21h15
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Segundo especialistas, há uma grande tendência dos chatbots assumirem os mecanismos de pesquisa que conhecemos hoje, como o Google e o Bing. Porém, a Microsoft está um passo à frente. A grande empresa de tecnologia esta planejando integrar o ChatGPT em sua ferramenta de busca. 

A ideia é tornar a pesquisa mais humanizada e ultrapassar seus concorrentes. Assim, segundo o Engadget, a empresa investiu US$ 1 bilhão na OpenAI em 2019, e relatórios mais recentes dizem que as duas empresas estão em negociações avançadas. Seu investimento inicial permitia que a empresa utilizasse algumas ferramentas do chatbot. 

Leia mais:

É importante ressaltar que não esta claro o que esta integração mudará o Bing, já que o chat não tem a capacidade de vasculhar em toda internet. Porém, ela seria capaz de “humanizar” a forma de pesquisa, tornando aquele momento mais agradável.  

Uma fonte “familiarizada com os sistemas do Bing” disse à publicação que a Microsoft poderia usar a tecnologia para apresentar os resultados da pesquisa como respostas de frases completas com a fonte da informação. 

Buscador Microsoft Bing – Foto: Divulgação/Microsoft

O ChatGPT foi desenvolvido pela OpenAI, com um modelo de linguagem que usa deep learning para se parecer com respostas humanas. O uso do aplicativo chegou a preocupar professores, que descobriram que seus alunos estavam utilizando a inteligência artificial para colar em provas. Atualmente ele está disponível de forma gratuita, mas a OpenAI pretende cobrar por seu uso no futuro.

A Microsoft pode lançar este sistema reunido já em março de 2023. Contudo, a união destas duas ferramentas com certeza seria uma grande mudança para o Bing. Se a ferramenta de busca sugerir consultas relacionadas à original, a GPT poderá explicar sua relevância de maneira significativa. Além disso, a tecnologia também pode ajudar o Bing a sugerir melhores palavras-chave ou frases-chave para os usuários.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fernanda Lopes Soldateli é redator(a) no Olhar Digital

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.