Cientistas chineses criaram uma caneta tecnológica operada por lasers que consegue escrever no ar. Os pesquisadores consideram que esse pode ser o próximo passo na inovação com hologramas.
Os pesquisadores do laboratório de Hongtuo Joint em Wuhan, na China, desenvolveram a caneta com pulsos de laser de alta intensidade que são espalhados no ar criando um plasma, ou gás ionizado que emitem energia na forma de luz e criam uma imagem que flutua pelo ar.
Leia mais:
- Conheça a Ella, um carrinho de bebê autônomo e inteligente
- Fósseis revelam que uso de pele de ursos começou há mais de 300 mil anos
- Bibliotecas de SP recebem óculos que transformam textos em áudio para deficientes visuais

“Com o novo dispositivo podemos desenhar no ar sem usar papel e tinta”, disse o cientista chefe do projeto de laser ultrarrápido, em entrevista ao Science And Technology Daily. A equipe responsável pela invenção diz que o laser é capaz de escrever caracteres chineses no ar que podem até ser tocados.

As imagnes emitidas pela caneta duram apenas alguns milésimos de segundo ou até um bilionésimo de segundo, ou seja, as escritas duram pouquíssimo tempo no ar.
Conforme relata o South China Morning Post, a caneta precisa de um milhão de megawatts de energia para começar a disparar o laser e cerca de um trilhão de watts para que a escrita seja exibida em centímetro quadrado.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!