A Asus mantém há alguns anos uma linha de Chromebox, mini PCs rodando o sistema Chrome OS do Google. A nova geração de dispositivos, anunciada nesta quarta-feira (4) na CES 2023, adicionou uma funcionalidade bem interessante: o pequeno computador Chromebox 5 também pode ser usado como carregador sem fio para o seu celular.

O Chromebox é um computador da Asus bem interessante: ele virá em versões com processador até Intel i7 de 12ª geração, conta com SSD, uma entrada DisplayPort, duas HDMI, Ethernet de 2.5 Gbps, Wi-Fi 6E e quatro portas USB-A. Isso sem contar um conector de fones de ouvido, um leitor de cartão microSD e uma porta traseira Thunderbolt 4/USB-C.

Leia mais:

O destaque, no entanto, não é o que ele faz por dentro, e sim por fora. Quando anunciou o Chromebox 4, a Asus destacou que o aparelho era capaz de carregar celulares a partir de uma das portas USB-A ou USB-C inclusas, que é o que basicamente todo computador consegue fazer.

publicidade

Mas o Chromebox 5 é diferente neste aspecto e também pode ser usado como um carregador sem fio de 15W. Ou seja, é só posicionar o seu celular ou case de fone de ouvido na parte superior pequeno computador para que a bateria seja recarregada. O corpo do aparelho é feito de plástico reciclado pós-consumo, ele ganhou a certificação Energy Star de eficiência energética.

Com o ChromeOS, o Asus Chromebox roda um sistema operacional que pode não ser completo como um Windows, mas garante acesso a aplicativos básicos para uso de internet, incluindo redes sociais.

O Chromebox 5 vai ser lançado durante o primeiro trimestre de 2023. O preço sugerido para o mini PC da Asus é a partir de US$ 399 (cerca de R$ 2.100 em conversão direta).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!