Formada pelos lagos Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontário, a região denominada “Grandes Lagos” representa a maior superfície de água doce do mundo. Localizados entre o nordeste dos EUA e o sudeste do Canadá, eles somam 246 mil km quadrados de área – aproximadamente, o tamanho do estado de São Paulo. 

Nesta quarta-feira (4), a Agência Espacial Europeia (ESA) compartilhou no Twitter a imagem de melhor resolução captada até hoje desse impressionante ponto geográfico do nosso planeta, que tem sua origem datada de 12 mil anos atrás.

Segundo a publicação, o registro foi feito pelo satélite Sentinel-3, que tem por objetivo medir a topografia da superfície marinha, as temperaturas das águas e do solo, bem como suas cores, com alta precisão e confiabilidade, para apoiar os sistemas de previsão oceânica, o monitoramento ambiental e o monitoramento climático.

Como parte do programa de observação da Terra Copernicus, a missão Sentinel-3 é operada conjuntamente pela ESA e pela EUMETSAT (sigla em inglês para Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos) para prestar serviços operacionais de observação oceânica e terrestre.

publicidade

Sobre os Grandes Lagos

De acordo com o site InfoEscola, eles foram formados durante a última era glacial e são interconectados por estreitos, pequenos rios e canais.

Eles constituem o centro da chamada “Bacia dos Grandes Lagos”, uma das zonas mais densamente habitadas da América do Norte, que serve de lar para cerca de 40% da população canadense. 

Inúmeras cidades-chave na economia de ambos os países estão ali: Chicago, Cleveland, Milwaukee, Rochester e Buffalo do lado norte-americano, e Toronto, Montreal e Quebec, do lado canadense.

Estes são os cinco Grandes Lagos:

  1. Superior: o maior e mais profundo de todos os cinco
  2. Michigan: o único localizado em sua totalidade em território norte-americano. É o segundo maior lago em volume.
  3. Huron: o segundo maior em superfície
  4. Erie: o menor em volume
  5. Ontario: o menor em superfície

Um sexto lago, porém em menores dimensões, chamado Lago St. Clair, forma parte do sistema dos Grandes Lagos. Ele fica entre os lagos Huron e Erie, sem ser oficialmente considerado como um deles.

Leia mais:

O sistema inclui também os rios St. Mary (entre o Superior e o Huron) o Detroit (entre o St. Clair e o Erie) e o rio Niagara, com suas cataratas, entre o Erie e o Ontario.

Espalhadas por entre eles existem cerca de 35 mil ilhotas, das quais se destaca a ilha Manitoulin, no lago Huron, a maior ilha dentro de uma porção de água interior (abrigando, ela própria, o maior lago dentro de outro lago: o lago Manitou, com uma superfície de 104km²).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!