A Lenovo mostrou na CES 2023 uma resposta própria para o Kindle Scribe e sua tela e-ink com suporte para caneta stylus: o Smart Paper. Ele é um tablet de 10,3 polegadas, com display monocromático capaz de ter leitura muito confortável em qualquer situação, enquanto permite anotações por voz ou escritas.

Tela e-ink é uma das melhores inovações dos últimos anos, imitando com precisão o tipo de leitura esperada para um papel de verdade, figurando em todos os Kindle da Amazon e até mesmo na carroceria de carros, como no caso da BMW. Recentemente a gigante do varejo criou uma versão de seu leitor de livros digitais com suporte para anotações escritas e a Lenovo seguiu o mesmo caminho.

publicidade

Leia mais:

Smart Paper com tela e-ink (Imagem: divulgação/Lenovo)
Smart Paper com tela e-ink (Imagem: divulgação/Lenovo)

O Smart Paper é um tablet com 10,3 polegadas, até 50 GB de espaço interno que pode parecer pouco, mas é suficiente para 50 mil páginas armazenadas com desenhos ou qualquer outra criação que o usuário tenha em mente. Ele tem suporte para uma caneta com nome bastante criativo: Smart Paper Pen (Caneta do Smart Paper em tradução livre).

publicidade

Caneta do Smart Paper reconhece pressão exercida

Ela não utiliza bateria, tem latência de 23 milissegundos, pode escrever com diversos tipos de “lápis” e reconhece 4.096 níveis de pressão. O display não tem a mesma densidade de pixels do Kindle Scribe, mas oferece resolução suficiente para utilizar o gadget em sala de aula ou mesmo para anotações de casa, com seus 1.872 x 1.404 pixels.

Se você ficar com a mão cansada depois de tanta anotação, é possível utilizar o microfone do Smart Paper para continuar o trabalho por voz. Este recurso é especialmente importante em reuniões, onde escrever na tela pode fazer a anotação ficar atrasada.

publicidade
Smart Paper com tela e-ink (Imagem: divulgação/Lenovo)
Smart Paper com tela e-ink (Imagem: divulgação/Lenovo)

Usuários poderão importar arquivos epub e PDF, com possibilidade de utilizar um app para Android, iPhone, iPad e Windows para sincronizar todas as anotações e leituras de livros, documentos e demais conteúdos do Smart Paper.

Quando e quanto?

A Lenovo não bateu o martelo sobre o lançamento, mas garantiu que o preço do Smart Paper parte de US$ 399 para uma versão de 16 GB e com uma caneta stylus menos precisa. Isso deixa o produto pouca coisa mais caro que seu principal rival, o Kindle Scribe.

publicidade

Via: Lenovo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!