O governo da Polônia emitiu um alerta sobre os ataques de hackers russos que o país vem sofrendo. No site oficial, a regência do país afirmou que os principais alvos são domínios públicos, organizações estatais, fornecedores estratégicos de energia e armamento e outras entidades cruciais.

Os ataques estão sendo patrocinados por um grupo de hackers conhecido como GhostWriter. Os poloneses acreditam que estes crimes estão ocorrendo devido ao apoio que o país está dando à Ucrânia no conflito militar contra a Rússia, segundo o Bleeping Computer

Leia mais:

Ataques atuais 

O primeiro caso relatado pelo governo é um ataque DDoS, de negação de serviço distribuído, contra o site do parlamento. Ele foi atribuído a um grupo de hackers chamado  NoName057(16). 

publicidade

Outro ataque relatado foi feito pelo grupo GhostWriter, que utilizou phishing no site do governo polonês. Ao que tudo indica, os hackers criaram um site personificado com o domínio do governo, promovendo falsas compensações financeiras para residentes poloneses supostamente apoiadas por fundos europeus.

EUA oferecem recompensa de US$ 10 milhões por informações de hackers
Imagem: REDPIXEL.PL/Shutterstock

Ao clicar no botão para saber mais sobre o programa, o link leva às vítimas a caírem no phishing, onde são solicitadas a pagar uma taxa pela verificação. “Cada vez mais os ataques cibernéticos são usados ​​para espalhar a desinformação russa e servir aos serviços especiais russos para coletar dados e informações vulneráveis”, explicou o governo polonês .”A operação que é realizada usando simultaneamente esses dois métodos é a campanha GhostWriter”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!