Nesta última segunda-feira (2) a Tesla anunciou que as entregas dos últimos três meses aumentaram em 18% em relação ao trimestre anterior. Porém, isso ainda preocupa os investidores da marca, já que a empresa estabeleceu uma meta em 2022 de ter um aumento de 50% em relação às vendas do ano anterior e, infelizmente, não conseguiu alcançar o objetivo.

Os analistas de Wall Street estimaram que a Tesla venderia 420 mil carros no últimos meses do ano, e 343 mil no terceiro trimestre. No total, foram entregues 1,3 milhão de automóveis em 2022, com um aumento de 40% em relação ao ano anterior. 

publicidade

Leia mais:

Apesar de serem ótimos números para uma empresa do ramo automobilístico, não é o suficiente para a Tesla. Nos últimos meses, a empresa parece estar vulnerável em relação a seus concorrentes e está com altas taxas de empréstimos, o que tornou seus carros mais caros, além de ter um declínio de 65% nas suas ações do ano passado. 

publicidade

As entregas ficaram bem abaixo da previsão dos analistas no quarto semestre. Foram produzidos 440 mil carros, mas só 34 mil foram entregues. Isso mostra que o problema da empresa não está na cadeia de suprimentos, e os problemas de produção não foram a principal explicação para as vendas decepcionantes, segundo o The New York Times.

Tesla
Imagem: Camilo Concha / Shutterstock.com

Martin Viecha, chefe de relações com investidores da Tesla, disse no Twitter que a diferença entre entregas e produção refletia os veículos em trânsito para os clientes. Por conta das festas de ano novo, não houve negociação de carros na segunda-feira. Mas os números reforçam os temores de que Elon Musk, CEO da Tesla, esteja muito focado na sua nova aquisição: o Twitter. 

publicidade

“Não há como adoçar isso”, disse Gary Black, diretor-gerente do Future Fund, um fundo de investimento, no Twitter. Ele previu que os analistas reduziram suas estimativas de vendas e lucros da Tesla em 2023. A Tesla reportará os ganhos de 2022 em 25 de janeiro.

Para tranquilizar seus funcionários, Musk disse que não era necessário se preocupar com números, além de garantir que a empresa se tornará a montadora mais valiosa do mundo.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!