Uma empresa finlandesa de motos elétricas chamada Verge mostrou na CES 2023 a recente TS Ultra. Ela tem visual futurista e que lembra algo meio cyberpunk, mas existem duas coisas absurdas nela para além do acabamento: a quantidade de energia da bateria e arrancada mais veloz que uma Ferrari.

Quando a gente pensa em moto elétrica, geralmente esbarra em baixa autonomia e velocidade nem tão empolgante justamente pelo tamanho diminuto da bateria. Enquanto carros colocam a bateria espalhada por todo assoalho, as representantes de duas rodas tentam espremer onde cabe no pequeno corpo.

Leia mais:

A Verge tenta ir no sentido contrário, entregando motos com longa autonomia e que podem facilmente ultrapassar carros super esportivos em uma arrancada. É o caso da Verge TS Ultra, que entrega bateria suficiente para andar 375 quilômetros e isso significa mais distância que um Fiat 500e, ou um Nissan Leaf, ou mesmo um Mini Cooper S E.

publicidade
Verge TS Ultra (Imagem: divulgação/Verge)
Verge TS Ultra (Imagem: divulgação/Verge)

Moto elétrica anda muito e acelera rápido

Por mais que o alcance máximo seja empolgante, o objetivo da Verge TS Ultra não é exatamente este e a moto deixa claro até mesmo no visual mais esportivo e arrojado, com cara de cyberpunk. Por aqui ela alcança os 200 km/h e faz de 0 até 100 km/h em apenas 2,5 segundos. Isso é mais rápido que a Ferrari 488 Pista, o Porsche 911 GT3 ou a Ferrari 812 Superfast.

Tudo bem, o topo da lista de arrancada ainda segue com o Tesla Model S Plaid de 2021, com 1,98 segundo e abaixo dele tem a Ferrari SF90 Stradale e seus 2 segundos redondos.

Por dentro, o motor faz 201 cavalos e isso significa o dobro da potência registrada na TS convencional, que já é bastante forte. Para entregar tudo isso, a bateria ganhou mais espaço dentro do chassi e utiliza carregador do tipo 2, que quando inserido junto dos pinos de corrente contínua, precisam de 25 minutos para sair de 0 e ir até 80% da carga.

Enfim, claro que tanta esportividade, visual futurista, arrancada mais veloz que muita Ferrari e torque capaz de ter mais força do que uma picape movida a diesel, a Verge TS Ultra não é uma moto barata. Ela será vendida a partir de maio deste ano, com preços começando em 44,9 mil euros, o que dá cerca de R$ 250 mil em conversão direta.

Via: Engadget.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!