O primeiro carro elétrico da Yangwang, a marca de luxo da chinesa BYD, foi apresentado recentemente como Yangwang U8. A novidade é um SUV robusto de 5,3 m de comprimento e 3,05 m de distância entre eixos.

O utilitário possui quatro motores elétricos, cada um responsável por acionar uma das rodas do carro. O conjunto gera impressionantes 1.115 cavalos de potência e ajuda na condução em terrenos off-road. Apesar de pesar algo em torno de três toneladas, a BYD diz que o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos.

publicidade
O formato mais quadrado e reto lembra o de outro modelo bem conhecido da categoria, o Land Rover Defender. Imagem: BYD/Divulgação

Sua plataforma e4, que também será aproveitada em outros modelos no futuro, oferece controle individual das rodas e o famoso “modo caranguejo”, que ajuda na hora de manobrar e estacionar o carro, acrescenta a fabricante. No exterior, a grade frontal integrada ao farol dá um toque futurista ao carro.

Veja também:

publicidade
Imagem: BYD/Divulgação

Entre outras características que valem ser destacadas, está a certificação IP68, que garante a proteção contra água em até 3 metros de profundidade. Se o pneu furar no meio do percurso, a BYD também afirma que o carro pode seguir rodando na estrada (mesmo a 120 km/h). O SUV elétrico premium possui ainda três modos de condução: para rodar no gelo, neve ou areia.

SUV que flutua na água?

Falando em água, a montadora divulgou um vídeo que coloca o grau de resistência do carro em teste enquanto atravessa um lago, aparentemente sem grande dificuldade.

publicidade

O interior do carro ainda não foi revelado, no entanto, tem tudo para ser tão extravagante como a parte de fora. Sobre o para-brisa, dá para notar que o SUV também vem equipado com sensores lidar, que detectam obstáculos nos arredores do veículo para evitar acidentes.

O Yangwang U8 será lançado este ano e deve chegar ao mercado chinês em 2024. Ainda não há sinais de disponibilidade em outros países. Como se trata de um modelo de luxo, o preço será equivalente a R$ 780 mil.

publicidade

Imagem principal: BYD/Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!