Conforme revelado pelo Olhar Digital, era esperado para este domingo (8), por volta das 20h40 (pelo horário de Brasília), que um satélite desativado da NASA, presente na órbita da Terra há quase 40 anos, despencasse sobre o nosso planeta.

Satélite desativado ERBS, da NASA, que caiu neste domingo (8) na Terra. Imagem: NASA

E isso, de fato, aconteceu. De acordo com o site Space.com, grande parte do Satélite de Orçamento de Radiação da Terra (ERBS), de 2.450 kg, foi incinerada ao passar pela atmosfera. O que sobrou, caiu no Mar de Bering, uma extensão marítima no extremo norte do Oceano Pacífico com mais de dois milhões de quilômetros quadrados de área. 

publicidade

O Mar de Bering está limitado a norte pelo Alasca, estreito de Bering e noroeste da Sibéria e a sul pela península do Alasca e ilhas Aleutas.

“O Departamento de Defesa confirmou que o satélite reentrou na atmosfera sobre o Mar de Bering”, escreveu a NASA em um comunicado emitido nesta segunda-feira (9). “A NASA já esperava que a maior parte do satélite queimasse enquanto viajava pela atmosfera, mas que alguns componentes sobrevivessem à reentrada”.

publicidade

Sobre o satélite aposentado da NASA

Parte integrante de uma missão de três satélites da NASA, o ERBS foi lançado para a órbita baixa da Terra a bordo do ônibus espacial Challenger, em 1984.

Ele usou três instrumentos científicos para estudar como o nosso planeta absorve e irradia energia solar. Embora tenha sido projetado para operar por apenas dois anos, continuou funcionando até 2005, após o que se tornou lixo espacial. 

publicidade

O mergulho da morte do ERBS veio na esteira de algumas outras quedas de lixo espacial mais dramáticas.

Em 2022, por exemplo, dois núcleos de foguetes chineses Long March 5B, de aproximadamente 23 toneladas, caíram de volta à Terra sem controle. Esses episódios ocorreram em julho e novembro, respectivamente, cerca de uma semana depois que os foguetes ajudaram a lançar novos módulos para a estação espacial Tiangong.

publicidade

Os primeiros estágios de outros foguetes orbitais são direcionados para uma destruição controlada logo após a decolagem ou descem para um pouso seguro e reutilização futura (no caso dos propulsores da SpaceX). Assim, as quedas da Longa Marcha 5B atraíram críticas de amplas faixas da comunidade espacial.

A queda do ERBS nesta noite é um lembrete de que a órbita da Terra é povoada por muito lixo espacial, o que representa uma ameaça cada vez maior à medida que mais e mais satélites são lançados.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!