Os efeitos das mudanças climáticas vem a cada dia mais se intensificando e causando danos à população. Devido às mudanças, as inundações têm deixado mais pessoas vulneráveis. Portanto, um grupo de pesquisadores desenvolveu um método eficiente para prever as enchentes

O estudo publicado Journal of Hydrology e desenvolvido pela Xi’an Jiaotong-Liverpool University, China; Universidade Chung-Ang, Coréia; e a Universidade de Liverpool, Reino Unido propuseram uma forma para analisar a frequência das enchentes através de uma maneira simples e rápida.

publicidade

Leia mais:

O aumento das inundações têm sido causado principalmente pelas mudanças climáticas, o mau uso da terra e o aumento populacional, e a consequente habitação de áreas de risco. Geralmente a análise da ocorrência de enchentes é feita usando dados históricos, sem levar em consideração outros fatores.

publicidade

As mudanças climáticas, a mudança de curso dos rios e cobertura vegetal do solo são fatores importantes a serem analisados para que infra estruturas sejam mais resistentes à gravidade e a frequência das inundações.

O desenvolvimento do método

Para o estudo, os pesquisadores usaram métodos de análise de frequência de inundação não estacionária. Esse método leva em consideração os fatores que alteram a frequência das enchentes e as prevê de maneira mais precisa.

publicidade

No entanto, ainda não há consenso sobre as formas mais apropriadas para analisar essa frequência não estacionária. Os métodos existentes atualmente são caros e complicados para serem implementados na prática.

Por isso os pesquisadores compararam diferentes técnicas e analisaram dados históricos de inundação de 161 bacias hidrográficas do Reino Unido. Eles então descobriram que a melhor forma de analisar a frequência de inundações é usando regressão baseada em polinômio fracionário.

publicidade

O polinômio desenvolvido é uma forma eficaz, fácil e prática de ser utilizada pode ser uma ferramenta adicional muito útil para ajudar hidrólogos e engenheiros. “O objetivo principal da análise não estacionária da frequência de inundações é fornecer estimativas para o projeto, construção e gerenciamento de infraestrutura relacionada à água.” aponta Mengzhu Chen, uma dos autores do artigo, em resposta a Phys.

Chen ainda completa que existe um longo caminho a ser percorrido para a utilização na prática de métodos de análise de enchentes não estacionária. Além disso, ainda é preciso uma investigação mais complexa dos fatores que influenciam a frequência de inundações.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!