A Razer lançou na CES 2023 uma webcam com o maior sensor possível para este tipo de periférico: a Kiyo Pro Ultra. A ideia da empresa, conhecida por seus produtos voltados para o público gamer, é entregar maior quantidade de luz entrando na captura e também incrementar a qualidade final da transmissão.

Segundo a fabricante, a webcam utiliza um sensor Starvis 2 com 1/1,2 polegada desenvolvido pela Sony e com pixel de 2,9 μm. Para comparação, este é praticamente do mesmo tamanho do componente presente em um Xiaomi Mi 11 Ultra. A lente trabalha com abertura de f/1,7 e com ela o usuário pode ter duas coisas ao mesmo tempo: desfoque de fundo feito nativamente e não apenas por software, junto de ainda mais luz entrando.

Leia mais:

Webcam Kiyo Pro Ultra (Imagem: divulgação/Razer)
Kiyo Pro Ultra (Imagem: divulgação/Razer)

No trabalho proposto, a Kiyo Pro Ultra faz vídeos sem compressão em 4K, com 24 quadros por segundo, ou então 1440p em 30 fps, alcançando 1080p (Full HD) em 30 ou 60 quadros, mas neste caso o HDR é uma opção na hora da transmissão. Tudo isso com um microfone omnidirecional incluso na lente, que tem toda a parte estética do tipo utilizado em câmeras profissionais – a Razer até compara seu produto com uma DSLR.

publicidade

Webcam tem memória interna para ajustes

Para usar basta conectar no computador em uma porta USB e ele pode ser de qualquer sistema operacional, mas no Windows você tem um programa para configurar alguns aspectos da webcam, como ajustar o rastreio de rosto para aproximar a captura, a velocidade do obturador e exposição.

Tudo isso pode ser salvo dentro da memória interna e levado com o produto, para a Kiyo Pro Ultra ser utilizada em um macOS ou Linux da vida. A webcam já pode ser encontrada no mercado internacional, com preço sugerido de US$ 300 ou cerca de R$ 1,6 mil em conversão direta e sem considerar impostos ou taxas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!