Para a Samsung, a “próxima geração de experiência automotiva” chegou. A Harman, uma das subsidiárias da gigante sul-coreana, escolheu a CES 2023 para apresentar o seu sistema inteligente Ready Care. A novidade faz parte de uma nova plataforma de segurança da Samsung para veículos (ICX) e pode medir parâmetros como a sonolência e sinais vitais do motorista.

Como funciona o sistema?

A medição de carga cognitiva acontece em tempo real na cabine usando câmeras e sensores que identificam a condição do motorista por meio da sua expressão facial, ou seja, desde o olhar, a maneira como as pálpebras se abrem, por exemplo

O Ready Care também conta com algoritmo de aprendizado de máquina para funcionar. Imagem: Samsung/Divulgação

Uma vez que a condição do condutor tenha sido avaliada, alertas e soluções personalizadas podem ser aplicadas para evitar acidentes. O recurso pode, por exemplo, fornecer rotas alternativas caso a atual inclua “cenários estressantes como engarrafamentos e problemas relacionados ao clima”, diz a Samsung.

Ao identificar um sinal de aumento de sono, o Ready Care também mostra uma notificação. Digamos que um motorista está dirigindo, mas, na verdade, está pensando em uma apresentação importante no trabalho. O ambiente interno do carro pode mudar sozinho para trazer a atenção de volta à direção, seja com um alerta sonoro, mudanças no volume do áudio, iluminação e até na temperatura do ar condicionado. 

publicidade
Exemplo de alerta de distração do Ready Care. Imagem: Samsung/Divulgação

Para não ser pego de surpresa na estrada, a Harman diz que o motorista pode personalizar essas notificações em casa com antecedência.

Veja também:

Integração com outros dispositivos da Samsung

O plano é que o sistema funcione integrado não só com o carro, mas também com outros aparelhos da Samsung. Os sinais vitais, por exemplo, podem ser acessados pelo Ready Care por meio de um gadget vestível como o Galaxy Watch.

Por fim, a Harman acrescenta que o sistema também pode utilizar uma câmera infravermelha para conseguir monitorar quem estiver no volante, sendo assim, não é obrigatório ter um dispositivo da Samsung para aproveitar todos os recursos.

Saiba mais sobre a novidade no vídeo abaixo.

Imagem principal: Samsung/Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!