A Hyundai Mobis, a divisão de direção autônoma da montadora sul-coreana, apresentou um novo módulo de roda na CES 2023 que pode resolver um dos maiores pesadelos dos motoristas: a baliza.

Apelidado de e-Corner, a novidade foi apresentada em Las Vegas em um protótipo do carro elétrico Ioniq 5. Diferente de outro conceito parecido que já mostramos aqui, o módulo da Hyundai vem equipado com o seu próprio motor elétrico, amortecedor, freio e direção, ou seja, é um pacote completo que, em tese, poderá ser instalado com menos dificuldade no futuro em diversos veículos.

Veja também:

O sistema apareceu pela primeira vez montado em um carro desde que foi apresentado em 2018 e os primeiros resultados já impressionam.

publicidade
Imagem: Hyundai Mobis/Divulgação

Como pode ser visto no vídeo abaixo, o carro pode girar todas as rodas em até 90 graus na mesma direção, o que permite se mover de lado como um caranguejo. O recurso pode se tornar um aliado e tanto na hora de sair ou entrar em uma vaga de estacionamento paralela, por exemplo.

O sistema e-Corner também pode fazer outros movimentos antes inimagináveis, permitindo ainda rodar na diagonal, assim como um Hummer EV. Já a função de pivô, faz apenas as rodas traseiras girarem em 90 graus, permitindo que o veículo se mova como uma empilhadeira.

Por enquanto, a Hyundai Mobis não divulgou mais detalhes sobre o módulo e nem uma possível data de lançamento, entretanto, já ficou claro que a novidade tem um enorme potencial, além de oferecer mais possibilidades de manobra para o motorista.

Imagem principal: Hyundai Mobis/Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!