*Por Livia Barreto

A prospecção é importante para qualquer negócio encontrar potenciais clientes. Se considerarmos um mercado cada vez mais competitivo, alcançar formas mais ágeis e automatizadas de realizar essa tarefa pode deixar a sua marca um passo à frente das demais.

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Graças à constante inovação, é possível lançar mão de ferramentas de ponta para organizar as atividades relacionadas à procura por novos leads. Afinal, vender um pouco mais não faz mal a ninguém, certo? Por isso, vale a pena investir em tecnologias que vão ajudar a conquistar mais conversões e fidelização. Confira, então, um top 5 de ferramentas para prospecção de clientes.

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1 – LinkedIn Sales Navigator
Encontre leads, filtre-os, organize-os e se comunique de forma objetiva em uma das plataformas mais promissoras da atualidade: essa é a proposta do LinkedIn Sales Navigator. Uma excelente alternativa para quem busca um perfil qualificado de consumidor, disponível em uma rede social que se destaca pelo profissionalismo.

2 – InMail Messages
Embora seja uma das funcionalidades que integra o Sales Navigator do LinkedIn, vale o destaque individual por aqui. Afinal, com esta ferramenta você consegue um contato direto com quem deseja prospectar enviando mensagens no Inbox dos usuários.

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Vale lembrar que, ao utilizar esse recurso, você deve entender se o público que pretende impactar com a sua ação é realmente aquele que pode se interessar pelos produtos ou serviços que deseja oferecer. Afinal, de nada adianta contar com ferramentas de prospecção incríveis se não conhecer os interesses das pessoas com quem está prestes a se comunicar.

3 – WhatsApp Business
Contar com um canal ativo via WhatsApp é útil para empresas de todos os tipos. Se você ainda não usa o WhatsApp para impulsionar suas vendas, possivelmente está perdendo clientes ou deixando de fidelizá-los agora.

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Além da possibilidade de criar mensagens automáticas com aquelas dúvidas mais frequentes ou mesmo para comunicar ausência, existe um recurso poderoso para garantir a nutrição de leads e clientes: a lista de transmissão.

4 – Inteligência comercial
O Google Data Studio, por exemplo, é uma plataforma digital, funcional e integrada que entrega relatórios detalhados sobre as informações do seu público e suas taxas de venda. Possui um alto nível de personalização disponível e está incluso no pacote do Google Analytics.

Ferramentas como Microsoft Power BI, Tableau e Board são outros exemplos de ferramentas que podem qualificar sua análise de dados.

5 – Automação de marketing
Por último, a alternativa capaz de conectar as informações obtidas nos mais variados canais e criar comunicação personalizada com base na interação dos usuários.

Com uma boa plataforma de automação de marketing, você consegue conectar sua loja virtual, redes sociais, soluções de CRM ou ERP e outras para vender ainda mais utilizando ações como por exemplo envios de email marketing e SMS.

* Livia Barreto é diretora de marketing da Dinamize

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