A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou na terça-feira (10) que a imunização contra a Covid-19 entrará para o calendário regular de vacinações do Brasil. Segundo informações do UOL, a medida faz parte de uma campanha nacional de reforço nacional de imunização contra diversas doenças, principalmente no que diz respeito as crianças. O plano deve ser iniciado já em fevereiro. 

A gestora acrescentou que também está normalizando o abastecimento de vacinas pediátricas contra a covid-19, que estão em falta no país. 

publicidade

Leia mais! 

“Já adquirimos vacinas do Instituto Butantan, estamos trabalhando com a Pfizer, garantindo que haja vacina. Além da vacina, tem que ter toda estratégia da vacinação, como a comunicação. Estamos falando não só de vacinação contra Covid. Temos tarefa de recuperar altas coberturas vacinais no Brasil”, disse a ministra em entrevista coletiva. 

publicidade

Outra ação prioritária da pasta, segundo Nísia, é um plano emergencial para a realização de cirurgias e exames, além da retomada do Farmácia Popular. No ano passado, o governo Bolsonaro anunciou corte de 59% da verba do programa para o Orçamento de 2023.   

Ministra da Saúde e Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade. — Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

O rol de medicamentos ofertados pelo Farmácia Popular também deverá ser ampliado, mas não deu detalhes sobre a expansão. 

publicidade

Sobre a retomada do programa Mais Médicos, que visa levar profissionais para as localidades mais remotas e periféricas do país, a ministra disse que pretende criar melhores incentivos para os médicos participarem da política. 

“O que nós estamos trabalhando é uma visão de incentivo para que os médicos brasileiros possam ter uma participação maior nesse programa”, disse. Ela pontuou que não planeja fazer alterações legais nas atuais regras do ‘Mais Médicos’, estabelecidas no governo anterior e que chegou a ser rebatizada por Médicos pelo Brasil. 

publicidade

Com informações do UOL e Agência Brasil 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!