Qual o principal objetivo do Growth nas corporações?

Growth hacking cria a metodologia que identifica oportunidades para um rápido crescimento das empresas
Por Redação, editado por Nick Ellis 12/01/2023 09h59
Qual o principal objetivo do Growth nas corporações?
Qual o principal objetivo do Growth nas corporações? / Imagem: Lemonsoup14 (Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

* Por Luiz Capelati

Ofertas

Samsung Galaxy Watch Ulta Smartwatch 47mm LTE- Titânio Azul
Vendido por Amazon
Samsung Galaxy Watch Ulta Smartwatch 47mm LTE- Titânio Azul
De: R$ 4.999,00
Por: R$ 2.288,93
Material Dourado Com 74 Peças Pais & Filhos Dourado
Vendido por Amazon
Material Dourado Com 74 Peças Pais & Filhos Dourado
De: R$ 11,85
Por: R$ 8,28
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
Vendido por Amazon
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
De: R$ 2.499,00
Por: R$ 1.998,89
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
Vendido por Amazon
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
De: R$ 3.279,35
Por: R$ 2.498,89
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
Vendido por Amazon
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
De: R$ 599,90
Por: R$ 491,92
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
De: R$ 189,90
Por: R$ 129,90
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
Vendido por Amazon
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
De: R$ 529,99
Por: R$ 412,69
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
Vendido por Amazon
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
De: R$ 799,00
Por: R$ 593,00
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
Vendido por Amazon
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
De: R$ 3.799,00
Por: R$ 3.598,94
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
Vendido por Amazon
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
De: R$ 699,00
Por: R$ 499,00
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
Vendido por Amazon
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
De: R$ 499,90
Por: R$ 369,00
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
Vendido por Amazon
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
De: R$ 2.489,00
Por: R$ 1.616,02
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
De: R$ 259,90
Por: R$ 179,90
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
Vendido por Amazon
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
De: R$ 3.599,00
Por: R$ 2.759,00
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
Vendido por Amazon
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
De: R$ 299,90
Por: R$ 199,00
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
Vendido por Amazon
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
De: R$ 249,00
Por: R$ 166,19
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
Vendido por Amazon
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
De: R$ 899,90
Por: R$ 399,00
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
Vendido por Amazon
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
De: R$ 229,90
Por: R$ 132,00
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
Vendido por Amazon
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
De: R$ 649,00
Por: R$ 505,00

Qual é a empresa que não deseja expandir seus negócios e aumentar suas receitas de forma rápida, criativa e pouco custosa, retendo e fidelizando clientes numa curva ascendente de sólido crescimento? Imagine atrelar esse crescimento a experiências contínuas, sempre envolvendo estratégias de marketing capazes de explorar possíveis brechas de expansão com base em dados e engenharia de software.

Estamos falando do conceito de growth hacking, expressão cunhada há mais de uma década no ambiente do marketing digital por um empreendedor do Vale do Silício – Sean Ellis – ao criar a metodologia que identifica, por meio de dados, oportunidades e maneiras mais eficazes para promover um rápido crescimento das empresas. Essa metodologia também se caracteriza por processos de experimentação rápida e por táticas de baixo orçamento.

Leia mais:

No mundo das startups, a prática de growth hacking já se tornou uma constante entre equipes formadas com o objetivo de testar estratégias de crescimento. Já no mundo corporativo, essa mentalidade passou a ganhar corpo com as mudanças causadas pela pandemia de covid-19: apesar do cenário de insegurança, surgiram novas oportunidades para gestores que arriscam inovar e pensar diferente.

Não importa a área de atuação ou dimensão da sua empresa. No mundo corporativo pós-pandêmico, o novo cenário demanda crescimento por meio de ações e estratégias de curto prazo – cujos resultados possam impactar e acelerar a evolução desse crescimento, otimizando seus processos e atingindo metas escaláveis e sustentáveis no longo prazo.

No contexto atual, marcado pela transformação digital e por decisões que se baseiam em torno de dados e estatísticas, as empresas que desejam crescer precisam de consultoria, de treinamento, de supervisão e de suporte. Nesse sentido, o growth hacking pode fornecer os recursos e o conhecimento necessários para essa transformação. É essencial o entendimento de que a interação entre as pessoas mudou – e essa mudança impacta diretamente o mundo corporativo bem como os caminhos que levam à expansão dos negócios.

O growth hacker deve ter um pensamento analítico e estratégico, cujo foco vá além das vendas e do faturamento. É preciso ter muito claras as metas da empresa e conhecer seus objetivos de expansão para poder solucionar os pontos frágeis que forem identificados após análise dos indicadores de performance – como informações de tráfego, leads e vendas, por exemplo. A experiência do usuário, cliente ou consumidor é de suma importância.

Uma equipe de growth deve primar pela criatividade de seus integrantes; o trabalho deve ser conduzido com agilidade, capacidade de observação e de análise, uma vez que a busca por oportunidades de crescimento será a missão de todos. Além disso, é preciso sempre testar e comprovar todas as interpretações de dados obtidos, pois eles se renovam e oferecem mais perspectivas. É onde entra a inteligência artificial. Nas startups que oferecem tal tecnologia, é visivelmente marcante a relevância dessas ferramentas que transformam dados em informações valiosas para soluções inovadoras dentro das corporações. São soluções que facilitam a tomada de decisões, pois conferem uma ampla visão do negócio e do mercado no qual ele está inserido, otimizando processos e acelerando a evolução dos resultados.

Podemos identificar a atuação do growth marketing nas mudanças que comumente observamos em redes sociais, sites, landing pages, plataformas de streaming etc.; são novos aspectos e/ou funcionalidades que vão sendo testados e incorporados ao ambiente digital com a finalidade de proporcionar a melhor experiência para o consumidor ou usuário. Esses experimentos melhoram os índices de retenção dos clientes, diminuindo seus custos de marketing. Afinal, diante da concorrência que também se reinventa, manter um cliente satisfeito torna-se um ótimo negócio, pois a sua avaliação positiva trará novos clientes a partir da recomendação. E o growth é a maneira de estar atento ao mercado, observando como ele se comporta, reconhecendo tendências e detectando onde é possível fazer igual ou melhor.

As melhores empresas serão aquelas em que a experiência pós-venda seja a melhor possível para os clientes e o feedback será o norte para todo esforço de growth hacking.

Portanto, o principal objetivo do growth em qualquer corporação é acelerar o seu processo de crescimento por meio de ações e estratégias que apostem em experimentação e tecnologia. Aquisições, aumento de receitas e retenção de clientes (satisfeitos) virão com a consequente otimização de processos após cumpridas etapas de monitoramento, mensuração de dados e cruzamento de informações capazes de obter inteligência acionável para gerar e direcionar estratégias efetivas de crescimento.

Tais estratégias podem e devem ser pensadas para traçar um equilíbrio entre lucratividade e sustentabilidade, acompanhando as tendências do atual contexto mercadológico e aproximando pessoas, dentro e fora do mundo corporativo.

* Luiz Capelati é Growth da 4intelligence

Imagem: Lemonsoup14 (Shutterstock)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Redação é redator(a) no Olhar Digital

Nick Ellis
Ex-editor(a)

Nick Ellis foi editor de produtos e reviews do Olhar Digital de 2021 a 2023. Também atuou como editor de veículos e tecnologia do OD, com foco nos mais avançados carros elétricos.

Ícone tagsTags: