O Tribunal em Bucareste, Romênia, confirmou a prisão de 30 dias do empresário Andrew Tate nesta terça-feira (10). Ele foi preso junto ao seu irmão, Tristian Tate, sob a acusação de crime organizado, estupro e tráfico humano. Junto a ele, duas mulheres romanas também foram detidas. 

Segundo as autoridades locais, os irmãos utilizaram do golpe conhecido como “garoto amante”, no qual as vítimas são seduzidas e são abusadas ou reprimidas, para serem exploradas em um esquema de tráfico sexual. A Direção de Investigação do Crime Organizado e do Terrorismo (DIICOT), afirmou que foram identificadas seis vítimas que foram submetidas a “atos de violência física e coerção mental” para obrigá-las a criar pornografia, segundo The Verge.

publicidade

Leia mais:

Em documento, o juiz disse que “a possibilidade de eles fugirem das investigações não pode ser ignorada”, e que eles poderiam “sair da Romênia e se estabelecer em países que não permitem a extradição”.

publicidade

Prisão inusitada

O ex-lutador fez um tweet debochando da ativista ambiental Greta Thunberg, dizendo no texto que conta ter mais de 33 carros altamente poluentes. Ele escreveu: “Isso é só o começo. Por favor, forneça seu endereço de e-mail para que eu possa enviar uma lista completa da minha coleção de carros e suas respectivas e enormes emissões”.

Greta respondeu ao tweet pedindo para que Andrew mandasse as informações para um e-mail falso com nome ofensivo. Em resposta, o empresário fez um vídeo para o seu canal no YouTube e ainda pediu uma pizza que não tivesse caixa sustentável, apenas para provocar a ativista.

publicidade

Porém, Andrew já estava sendo procurado e as autoridades locais viram uma oportunidade de localizá-lo: por meio do nome da pizzaria, e assim o prenderam sob a acusação de vários crimes.

Quem é Andrew Tate?

Andrew é um empresário e ex-kickboxer, que possui dupla cidadania: americana e britânica, mas atualmente mora na Romênia. Aos 36 anos ele viralizou na rede social TikTok, após compartilhar falas misóginas e opiniões – no mínimo – controversas. 

publicidade

Vídeos que incluíam o empresário dizendo que as vítimas de estupro deveriam  “assumir a responsabilidade” por seus ataques, e descrições e de como ele sufocaria uma mulher com um facão se ela o traísse, circularam na internet no ano passado. Suas palavras já ocasionaram o banimento de suas contas em diversas redes sociais, como Instagram, Twitter e YouTube.

Os atos de agressão sempre estiveram presentes em sua vida. Andrew entrou no reality show Big Brother britânico em 2016, mas foi expulso da edição por agredir uma outra participante com um cinto.

Outro episódio que repercutiu foi um vídeo publicado no YouTube, já excluído, sobre o motivo de se mudar de país: Para Andrew, “40%” de sua razão para se mudar para a Romênia foi “porque na Europa Oriental, nada desse lixo voa”, aparentemente referindo-se à “Era MeToo” e às leis aparentemente frouxas do país sobre ataques relacionados a sexo.

“Me too” é um movimento que surgiu nos Estados Unidos, mas agora tem relevância mundial, contra o assédio sexual e a agressão contra mulheres.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!