As fabricantes que escolhem o Google TV (Android TV) poderão trazer o sistema operacional em seus televisores, comandado por um controle capaz de ter a bateria recarregada pela luz do ambiente onde está. A novidade apareceu em uma empresa responsável pela referência para este tipo de periférico em praticamente todas as TVs, em uma apresentação feita para a CES 2023.

Você sabe que o controle remoto é um dos produtos que menos consome energia, com as pilhas durando diversos meses, chegando em anos antes de qualquer substituição – é mais fácil você quebrar o produto, antes da energia dele acabar. Por conta disso, existem soluções interessantes, como as da Samsung para recarregar as baterias com ajuda de luz solar e até mesmo as ondas emitidas pelo roteador – que pode ser do seu vizinho.

publicidade

Leia mais:

A empresa TW Electronics mostrou na CES 2023 um uma solução criada para operar o Google TV, com um pequeno painel para captação de energia solar. A companhia é a responsável por desenvolver o padrão de referência para muitos dos televisores que entregam este sistema operacional, então é quase certo que todos eles seguirão a mesma ideia.

publicidade

Luz da sala já é o suficiente para o controle

A melhor parte da tecnologia é que você não precisa necessariamente de luz solar, pois o consumo do controle é tão pequeno, que a iluminação do ambiente onde a TV está já é suficiente para a recarga acontecer, mesmo com apenas lâmpadas por perto e nenhuma janela.

Se você ficou empolgado, saiba que o controle remoto para o Google TV com possibilidade de ter a bateria recarregada apenas com a luz do ambiente ainda é um protótipo. Isso significa que ele não está disponível para venda no varejo e, ao menos por enquanto, nenhuma empresa disse claramente que terá ele em seu televisor.

publicidade

Como a concorrência no mercado é feroz e a Samsung já tem sua solução disponível, com a Amazon prometendo algo semelhante para os dongles Fire TV, é bem provável que uma TCL da vida, ou então a HiSense encomendem este controle para seus gadgets de um futuro bem próximo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!