Com o passar dos tempos, vimos uma expansão no tamanho dos veículos em geral, inclusive os elétricos. Na quarta-feira (11), a Presidente do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos, Jennifer Homendy, alertou sobre o fato na reunião anual do Conselho de Pesquisa de Transporte.

“Estou preocupada com o aumento do risco de ferimentos graves e morte para todos os usuários da estrada devido a veículos mais pesados e [o] tamanho, potência e desempenho crescentes dos veículos em nossas estradas, incluindo veículos elétricos”, disse.

publicidade

Leia mais:

O “carro-chefe” para essas preocupações é o GMC Hummer EV, monster truck com incríveis 4,1 toneladas de peso. O veículo é, ainda, potente o bastante para alcançar 95 km/h em apenas três segundos.

publicidade

“A classificação de peso bruto do veículo é de impressionantes 4,78 mil quilos. Só a bateria pesa mais de 1,31 mil quilos – quase o peso de um Honda Civic. O Ford F-150 Lightning pesa entre 907 e 1,36 mil quilos do que a versão não elétrica… Isso tem impacto significativo na segurança de todos os usuários da estrada”, continuou Homendy.

A questão toda envolve física simples. Com o resto sendo igual, um veículo mais pesado transmite mais energia durante uma colisão em relação a um mais leve. A velocidade também é importante, mas embora estados e municípios tenham limites de velocidade, não há restrição semelhante quanto ao peso de freio de veículos de passageiros.

publicidade

Potência e eficiência aumentam cada vez mais

No final do ano passado, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos EUA também notou as mesmas tendências que Homendy destacou em sua palestra TRB.

Os dados da EPA, que calculam a média de todos os veículos à venda, mostram aumento constante na massa de veículos de meados da década de 1980 até 2000, quando a taxa de aumento cai para cerca de 4% ao ano. Isso se seguiu em período de cinco anos, de 1975 a 1980, quando os carros novos ficaram muito mais leves.

publicidade

Gráfico mostra mudanças na eficiência de combustível, peso e potência do veículo no mundo real ao longo do tempo, de 1975 até 2022 (Imagem: EPA)

Mas, como Homendy apontou, a potência também continua subindo, a taxa quase linear desde cerca de 1982. A EPA diz que, desde 2004, a potência do veículo aumentou 20%. E, novamente, quanto mais rápido um veículo estiver viajando, maior será a energia transferida em uma colisão.

Felizmente, a EPA também aponta que a eficiência de combustível no mundo real também aumentou no mesmo período e em grau ainda maior – 35% desde 2004.

Com informações de ARS Technica

Imagem destacada: marekuliasz/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!