Um dos principais obstáculos para a adoção em massa dos carros elétricos é o preço. No Brasil, para ter um EV 0 km na garagem é preciso gastar quase R$ 147 mil, uma quantia fora da realidade para o bolso da maioria da população. A BYD quer mudar o jogo lançando modelos como o Seagull, que custa o equivalente a um terço disso.

O hatch compacto da montadora chinesa possui 3,78 metros de comprimento — o mesmo que a primeira geração da Mercedes Classe A —, 1,54 m de altura e 1,72 m de largura. Já a distância entre eixos é de 2,5 metros.

publicidade

Veja também:

O desempenho não é o forte do modelo, o que faz sentido pelo valor mais em conta. Com preço de partida de RMB 60.000 (cerca de R$ 45,7 mil na cotação atual), seu motor gera 55 kW (ou 74 cavalos). O peso mais baixo na faixa de 1 tonelada, no entanto, deve compensar a falta de potência.

publicidade
O BYD Seagull deve estrear já nas próximas semanas no mercado chinês.
Novo BYD Seagull. Imagem: BYD/Divulgação

A bateria também será de apenas 30,7 kWh na versão mais básica do carro, menos que o BYD Dolphin. Como comparativo, o irmão mais velho, que chega ao Brasil renovado este ano, oferece uma bateria de 44,9 kWh e alcance de cerca de 300 km por carga. A boa notícia é que o Seagull é mais leve e não deve ficar atrás neste quesito.

Por enquanto, isso é tudo que foi revelado pelos registros do EV no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT). O modelo deve estrear já nas próximas semanas no mercado chinês e, segundo o Autoevolution, será exportado para outros países em que a marca atua ao longo de 2023, ou seja, há uma grande chance do Seagull também desembarcar por aqui (resta saber por quanto). 

publicidade

Imagem principal: BYD/Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!