O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu que os democratas e republicanos presentes no Congresso deixassem suas diferenças de lado e trabalhassem juntos para manter as principais empresas de tecnologias sob controle. 

Ele ressaltou que está orgulhoso de como a indústria tecnológica do país vem se desenvolvendo, mas alguns atores “coletam, compartilham e exploram nossos dados mais pessoais, aprofundam o extremismo e a polarização em nosso país, distorcem o campo de atuação de nossa economia, violam os direitos civis, direitos das mulheres e minorias e até mesmo colocar nossos filhos em risco”.

publicidade

Leia mais:

Três principais reformas 

Para Bidem, três áreas precisam de reformas, começando pela privacidade. Em seus argumentos, seriam necessárias proteções federais, incluindo “limites claros sobre como as empresas podem coletar, usar e compartilhar dados altamente pessoais”, como localização, histórico de navegação e comunicações, bem como dados de saúde, biométricos e genéticos, segundo o Engadget

publicidade

“Essas proteções devem ser ainda mais fortes para os jovens, que são especialmente vulneráveis ​​online”, escreveu Biden. “Devemos limitar a publicidade direcionada e bani-la totalmente para crianças”. 

Na preparação para a eleição de 2020, Biden afirmou que veria a Seção 230 “revogada imediatamente” se ele se tornasse presidente. Isto significa que ele iria fazer com que as empresas de tecnologia se responsabilizem sobre o que é postado por terceiros em suas plataformas. Embora isso ainda não tenha acontecido, senadores e membros do Congresso apresentaram vários projetos de lei nos últimos anos com o objetivo de restringir a Seção 230.

publicidade
Presidente Joe Biden. Imagem: Shutterstock

A segunda reforma seria a transparência das empresas sobre os algoritmos que utilizam, como forma de “impedi-las de discriminar, manter as oportunidades longe de mulheres e minorias igualmente qualificadas ou enviar conteúdo para crianças que ameacem sua saúde mental e segurança”. Nos últimos anos houve uma falsa crença de que os algoritmos do Twitter eram mais tendenciosos a perspectivas não conservadoras. 

A terceira área em que Biden quer se concentrar é no reforço da concorrência na indústria de tecnologia. “Quando as plataformas de tecnologia crescem o suficiente, muitas encontram maneiras de promover seus próprios produtos enquanto excluem ou prejudicam os concorrentes, ou ainda cobram fortunas dos concorrentes para vender em sua plataforma”, escreveu ele. “Minha visão para nossa economia é aquela em que todos – pequenas e médias empresas, lojas familiares, empreendedores, podem competir em igualdade de condições com as maiores empresas”.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!