O estúdio de design norte-americano HANNAH está construindo uma casa de dois andares com uma impressora 3D gigantesca. O projeto, nomeado de Cores, promete ser a maior edifício residencial impresso nos Estados Unidos.

“O projeto mostra as possibilidades da tecnologia de impressão 3D, customização em massa e soluções de design que integram métodos convencionais de construção”, disse o estúdio de design sediado em Nova York.

Leia mais:

A planejamento do projeto levou dois anos para ser definido e a construção acontece desde setembro de 2022, na cidade de Houston, Texas. O projeto de 4.000 pés quadrados (372 metros quadrados) é fruto de uma parceria da HANNAH com a empresa de construção alemã, Peri 3D Construction, e a empresa de engenharia CIVE.

publicidade

De acordo com a arquiteta Leslie Lok, cofundadora do estúdio e designer do projeto, já foram construídas outras casas por impressão 3D, mas essa construção é desafiadora justamente por contar com um segundo andar. A estimativa é que a construção leve 330 horas de impressão ao todo.

casa 2 andares impressa em 3d 2
(Imagem: Divulgação/ Cobod)

“Para a concepção do projeto, desenvolvemos uma abordagem de construção híbrida que combina inovações em impressão 3D de concreto com técnicas tradicionais de estrutura de madeira”, disse Lok.

A máquina responsável pela impressão, COBOD BOD2, da Peri pesa em torno de 12 toneladas e forma núcleos de concreto impresso ligadas à estruturas de madeira.

“Esses esforços de design visam aumentar o impacto, a aplicabilidade, a sustentabilidade e a eficiência de custos da impressão 3D para futuros edifícios residenciais e multifamiliares nos EUA”, diz a HANNAH em seu site.

A empresa de tecnologia de construção ICON afirma que os materiais resilientes e métodos de construção modulares das casas impressas em 3D podem ser mais resistentes que construções tradicionais em casos de desastres naturais.

Na última década os Estados Unidos investiu em construções 3D. Alguns exemplos de construções desse tipo realizadas são as instalações da SpaceX em South Padre Island, no Texas, e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos está construindo três quarteis de treinamento também por impressão 3D.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!