O gigantesco Stratolaunch Roc, maior avião do mundo após o Antonov An-225 Mriya ser destruído na guerra entre Rússia e Ucrânia, bateu o recorde de tempo no ar na última sexta-feira (13). A aeronave que voou por seis horas acima do deserto de Mojave, na Califórnia, Estados Unidos, em seu 9º teste, possui:

  • 117 metros de envergadura – maior que um campo de futebol
  • 73 metros de comprimento
  • 15 metros de altura
  • 6 motores Pratt & Whitney PW4056 turbofan com 252.4 kN

“Nossa incrível equipe continua progredindo em nosso cronograma de testes e é por meio de seu trabalho árduo que nos aproximamos mais do que nunca da separação segura e de nossos primeiros testes de voo hipersônico”

Zachary Krevor, CEO e presidente da Stratolaunch

Leia mais:

publicidade

Hipersônico Talon da Stratolaunch

Esses voos serão seguidos em breve por testes hipersônicos, com o Roc levando o banco de testes Talon-A da empresa, um veículo movido a foguete capaz de transportar cargas úteis personalizáveis ​​e atingir velocidades acima de Mach 5. O novo maior avião do mundo poderá lançar vários veículos hipersônicos em uma única missão.

Talon-A, da Stratolaunch em voo
Imagem: Divulgação/Stratolaunch

Para essa função, a aeronave faz uso de um pilão, responsável para carregar e soltar o Talon-A. Durante este sétimo voo, um pilão recém-instalado foi testado, juntamente com as características de manuseio do avião.

publicidade

A Stratolaunch integrou recentemente o TA-0, o primeiro hipersônico de testes Talon-A, indicando que o transporte e o lançamento desses veículos podem ser testados em breve. Em paralelo, está sendo realizada a integração do sistema para o veículo de testes de voo hipersônico TA-1 e para um terceiro, TA-2 – primeiro veículo reutilizável da empresa. A Stratolaunch espera que os serviços de voo hipersônico estejam disponíveis para clientes governamentais e comerciais já no ano que vem.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!