Há exatos 15 anos, a Netflix entrou para o mercado de streaming, se tornando pioneira em um mercado que cresce ano após ano. Antes disto, ter uma assinatura da Netflix significava receber DVDs em casa, com a maior competição sendo a (poderosa na época) Blockbuster.

Quinze anos depois da entrada da Netflix para este mercado, que na época era totalmente desconhecido, a companhia se tornou uma gigante do entretenimento. Descobrir sobre a história da Netflix, que fez 15 anos em 2022, nos mostra como as coisas mudaram nas últimas décadas.

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Antes de entrar para o mundo do streaming, a maneira da Netflix de fazer impacto no mundo do entretenimento era por meio da logística. Se você alugava DVDs (e anteriormente, fitas VHS) da Blockbuster, normalmente pagava por aluguel e sofria com o medo de multas por atraso se não voltasse a tempo.

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Em vez disso, a Netflix despachava DVDs para as pessoas por assinatura, sem medo de multas por atraso – o molho secreto que significou a desgraça e muitos lucros perdidos para a Blockbuster. Na verdade, você ainda pode assinar este serviço da Netflix nos Estados Unidos. Mas antes de os DVDs se tornarem um serviço discreto, o streaming de vídeo da Netflix era um assunto bastante limitado.

A ideia de lançar o serviço de assinatura de filmes diretamente pela internet já existia há anos na empresa, mas só foi lançada quando a oferta de velocidade de internet nos Estados Unidos foi elevada e os custos reduzidos, o que passou a permitir que os assinantes conseguissem fazer o streaming de conteúdos via internet.

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Inicialmente, a Netflix pretendia lançar um dispositivo para que as pessoas fizessem download dos conteúdos durante a noite para assistir no dia seguinte, visto que a velocidade de download era limitadíssima. Mas, com o sucesso de plataformas como o YouTube, mesmo sem alta qualidade de imagens, a empresa decidiu seguir com o streaming online.

No lançamento, havia apenas 1.000 filmes e série de TV disponíveis no streaming, em comparação com os 70.000 títulos de DVD que o serviço tinha na época. E usar o streaming no seu PC vinha com limitações que em nosso mundo de hoje são inéditas.

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Um artigo de 2007 do The New York Times publicado há exatos 15 anos explicava estas limitações: “A maior parte dos assinantes da Netflix, que pagam US$ 18 por mês e podem manter três filmes em casa o tempo todo, receberão 18 horas de exibição gratuita todos os meses. Aqueles com planos mais baratos terão menos horas gratuitas e aqueles com serviços premium receberão mais.”

No início da era de streaming da Netflix, o próprio conceito de filmes ou séries de TV não estarem em uma mídia física era algo totalmente novo. “A Netflix está lançando um serviço para entregar filmes e programas de televisão diretamente para os PCs dos usuários, não como downloads, mas como streaming de vídeo, que não é retido na memória do computador”, explicava o artigo do NYT.

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