Com o lançamento dos novos modelos de Mac mini, a Apple descontinuou o último computador pessoal com processador Intel que ainda tinha em seu catálogo. A partir desta semana todos os Macs rodam alguma geração ou variante do chip criado pela própria empresa, com base em ARM do iPhone e iPad.

Olhando para o calendário, o início da migração da marca da maçã para o chip ARM criado por ela mesma, começou há cerca de dois anos e meio. Naquele momento o M1 nasceu depois de ser chamado de Apple Sillicon pelo mundo dos boatos e acabou impressionando muitas pessoas, graças ao poder de processamento e baixo consumo de energia.

Leia mais:

Novo Mac Mini com chip M2 (Imagem: divulgação/Apple)
Novo Mac Mini com chip M2 (Imagem: divulgação/Apple)

Ele tem a base em um processador de iPhone e iPad, sendo um “processador de celular” capaz de lidar com tarefas muito mais complexas e ainda assim ultrapassando um Intel Core i7 com bastante folga em quase todos os cenários. Um dos primeiros computadores do mundo com o chip M1 foi justamente o Mac mini.

publicidade

Mac mini inaugurou o chip ARM Apple M1

Enfim, de 2020 pra cá o Mac mini continuou com o mesmo M1 e agora ele foi atualizado. Por fora quase nada muda, mas por dentro ele está mais veloz, competente e consegue fazer muito de antes, enquanto consome ainda menos energia. Nós temos um artigo falando tudo sobre ele, neste link.

Um detalhe extra chamou atenção e é o caminho para o fim de processadores Intel em computadores da Apple. Com o novo Mac mini com chip M2 e M2 Pro, o modelo mais barato de toda a marca da maçã deixa de ter opção de um Intel Core. Tem mais: com a mudança, a empresa não tem mais qualquer alternativa para além dos M1 e M2 em toda sua linha de dispositivos voltados para o consumidor final.

O último Mac mini com chip x86 da Intel já estava consideravelmente defasado, pois entregava um Intel Core i5 de oitava geração, quando nós já vimos o lançamento dos processadores de 13ª. Para você ter uma ideia, a 8ª geração foi lançada pela empresa em outubro de 2017 (cinco anos atrás) e foi descontinuada em 2021.

O único modelo com opção de x86 era equipado com um Intel Core i5-8500B ou Core i7-8700B com 8 GB, 16 GB, 32 GB ou 64 GB de RAM DDR4 e placa gráfica integrada UHD Graphics 630.

E se eu quiser um Mac com processador Intel?

Se você precisa de algum computador da Apple com o macOS rodando em versão atualizada, com o Ventura e ainda quer que a compra seja enviada diretamente pela empresa, sem recorrer aos revendedores e seu estoque, sua única opção é o Mac Pro e neste caso o foco está em trabalho, não no usuário comum.

Mac Pro tem processador Intel, por enquanto (Imagem: divulgação/Apple)
Mac Pro tem processador Intel, por enquanto (Imagem: divulgação/Apple)

Ele vem com Intel Xeon W de até 28 núcleos, 56 threads e 1,5 TB de RAM ECC DDR4. Claro que esta é a configuração máxima e com preços nas alturas, mas o modelo base é vendido por valores começando em R$ 62.999. Você quer saber quanto pode custar este Mac Pro com a melhor configuração, né?

O Mac Pro pode ser vendido por até R$ 546.635. É mais caro que um Porsche Boxster, mas ao menos você não precisa pagar gasolina e IPVA, olhe só.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!