Uma pesquisa global da Check Point Software revelou que em 2022 houve um aumento de 38% nos ciberataques em comparação com o ano anterior. No terceiro trimestre houve um aumento de 37% nos ataques cibernéticos no Brasil.

Para 2023, os especialistas indicam que o cenário deve continuar em ritmo de expansão. “Isso é um problema que acontece agora e apenas vai subir. No terceiro trimestre deste ano, vimos que as organizações brasileiras foram atacadas 1.484 vezes em média por semana. É muito mais alta que a global”, afirma Geoffrey Waters. presidente de vendas da Check Point nas Américas.

Leia mais:

Cyber Security saiba o que faz um profissional de cibersegurança
(Imagem: Rawpixel.com/Shutterstock)

Ciberataques podem levar a extração de valores de contas, vazamento de dados críticos e diversos prejuízos para os usuários. Os criminosos estão sempre em busca de novas formas de cometer invasões cibernéticas e roubo de dados. Portanto, é preciso estar atento sobre novas práticas de cibercriminosas como golpes e campanhas de invasão cibernética.

publicidade

“Privacidade e segurança não são um resultado, mas um processo. Assim como você não pode entrar em forma ou se tornar uma pessoa com alimentação saudável da noite para o dia, proteger dados e as pegadas digitais também requer alguma dedicação. No entanto, pequenos passos, como a criação de senhas exclusivas para diferentes contas e o uso de ferramentas avançadas, como gerenciadores de senhas, podem aumentar muito sua privacidade, ao mesmo tempo que tornam essa tarefa muito mais simples”, Vladislav Tushkanov, cientista-líder de dados da Kaspersky.

Nunca é cedo ou tarde demais para adotar mais medidas de segurança, também não é preciso esperar ser alvo de um crime cibernético para aprender como se proteger e prevenir de práticas que atentam contra a privacidade e segurança no ambiente digital, pensando nisso listamos hábitos digitais saudáveis para adotar em 2023:

  1. Novo ano, novas senhas!

    Inicie essa nova etapa com uma boa revisão de senhas; agora é a hora de verificar e alterar senhas em todas as contas. Lembre-se da regra principal – não repita a mesma senha para várias contas!

    Se você é como muitas pessoas e tem várias contas on-line, então um gerenciador de senhas confiável é uma boa ajuda. Os gerenciadores de senhas modernos têm recursos que simplificam muito a vida com senhas. Por exemplo, você pode usar recursos de preenchimento automático para diferentes navegadores e plataformas. Como resultado, um gerenciador de senhas irá ajudá-lo a gerar senhas únicas e complexas para cada conta – e você só precisa se lembrar de uma senha mestra.
     
  2. Assine serviços que notificam sobre vazamentos de dados da conta

    Além de senhas fracas, vazamentos de dados são outra ameaça para suas contas pessoais e corporativas. Se os detalhes da sua conta vazarem, os fraudadores poderão usá-los para assumir o controle de suas contas. No entanto, você pode se antecipar aos golpistas em 2023 ao usar serviços que digitalizam os vazamentos mais recentes e verificam se eles contêm seus dados, como monitoramento de CPF. Os gerenciadores avançados de senhas também incluem esse recurso e notificam rapidamente se algum dos logins ou senhas salvas for encontrado nos vazamentos de dados recentes.
     
  3. Precisa de mais privacidade, obtenha uma VPN

    Agora, a gama de cenários possíveis para usar uma VPN se expandiu significativamente. Ele permite fazer compras e acessar serviços online com segurança, como o Internet Banking. Os serviços VPN modernos também fornecem altas velocidades de tráfego e evitam queda de performance durante o uso.

    Além disso, uma VPN esconde o endereço IP de sites e anunciantes, garantindo melhor privacidade. O rastreamento web pode levar a consequências inesperadas, por exemplo, anúncios segmentados podem revelar os presentes que você comprou para sua família. Não deixe que os anunciantes estraguem a surpresa!
     
  4. Transfira documentos para um local seguro

    Como armazenar versões eletrônicas para que elas permaneçam seguras e não caiam em mãos indesejadas? Você pode criar uma pasta em seu computador ou enviá-la para uma nuvem protegida por senha – mas ambas as opções são potencialmente inseguras e podem levar à perda de dados pessoais.

    Uma alternativa segura seria armazenar documentos no aplicativo de gerenciamento de senhas que também ofereça uma área segura para documentos que criptografa os arquivos digitalizados (como PDFs) e os mantém protegidos.
     
  5. Saiba mais sobre os hobbies das crianças na Internet com crianças

    Para que o caminho de uma criança para o mundo digital seja seguro e interessante, é importante ensinar e compartilhar com ela as regras de segurança online desde a infância. Para tornar essas conversas mais agradáveis e interessantes, os pais podem usar jogos e outros formatos divertidos.

    Há também uma variedade de softwares de segurança infantil que podem ajudar os pais a aprender mais sobre os hobbies das crianças e ajudar as crianças a desenvolver hábitos digitais saudáveis desde pequenas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!