A Incat Tasmaniam, uma fabricante australiana de embarcações, está perto de entregar a primeira unidade da maior balsa elétrica do mundo. Chamada de Utility Ro-Pax, o modelo é movido por dois motores elétricos de 5 e 9 Megawatts (MW), possui nada menos que 148 metros e pode transportar até 2.100 passageiros e 226 veículos.

A novidade desembarca primeiro na América do Sul e será operada pela Buquebus para transportar passageiros entre a Argentina e o Uruguai. Navegando a 46 km/h (25 nós) seu alcance estimado é de 185 km (ou 100 milhas náuticas).

Imagem: Incat Tasmaniam/Divulgação

Veja também:

De início, a balsa foi projetada para ser movida a gás GNL, no entanto, a Incat acabou apostando em uma solução mais sustentável. Embora a alteração para propulsão elétrica tenha exigido mudanças significativas, a empresa ainda conseguiu deixar o navio mais leve, trocando 500 toneladas de equipamentos e tanques de combustível por 400 toneladas de baterias, sem contar com o uso do alumínio no lugar do aço na construção.

publicidade

Segundo o fundador do Incat Group, Robert Clifford, considerando que o transporte de emissões zero é o futuro, a novidade “está pronta para revolucionar a indústria de transporte marítimo mundial”.

A entrega da primeira balsa elétrica a bateria do mundo para a Buquebus pode abrir as portas para um “crescimento exponencial no mercado internacional de navios elétricos leves”, acrescenta o consultor estratégico da Incat, Peter Gutwein. 

A solução também reduz custos. A primeira balsa totalmente elétrica da Noruega, por exemplo, baixou os gastos em 80%. “O mundo quer navios grandes e leves com emissão zero. Já estamos aumentando nossa força de trabalho e instalações em preparação para o que será uma expansão significativa”, conclui Peter.

O preço final da embarcação, bem como a data de entrega oficial, ainda não foram revelados pela Incat.

Imagem principal: Incat Tasmaniam/Divulgação

Via: Electrek

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!