Morreu a pessoa mais velha do mundo, aos 118 anos. A freira Lucile Random vivia em Toulon, na França, e manteve o recorde de 19 de abril de 2022, quando a japonesa Kane Tanaka morreu, até o dia 17 de janeiro deste ano. Agora, com o falecimento da francesa, quem se torna a pessoa mais velha do mundo?

A nova pessoa mais velha do mundo é María Branyas, mexicana de 115 anos que nasceu em 4 de março de 1907 e atualmente vive na Espanha. Ela possui três filhos, um com 86 anos, 11 netos e 13 bisnetos.

publicidade

Leia mais:

Randon e Branyas chegaram a ser infectadas pelo vírus da Covid-19, mas se recuperaram sem complicações. Na época, a casa de repouso onde vivia a freira francesa teve mais de 80 casos e uma dezena de mortes, mas a idosa saiu ilesa.

publicidade
María Branyas, mexicana de 115 anos que nasceu em 4 de março de 1907 e atualmente vive na Espanha (Imagem: Divulgação/Residencia Del Tura)
  • Mulher mais velha do mundo morreu enquanto dormia
  • “É uma enorme tristeza, mas… era o desejo dela se juntar ao seu amado irmão. Para ela, é uma libertação”, disse o porta-voz da instituição.
  • Quando se tornou freira, em 1944, Randon adotou o nome de Irmã André. Nascida em 1904, ela viu duas guerras mundiais, 27 chefes de estado franceses e durante sua vida.

Pessoa mais velha de todos os tempos

  • Com sua morte aos 118, 25 dias antes de completar 119, Randon se torna a terceira pessoa mais velha que se tem registro na história. 
  • A segunda posição fica com a japonesa Kane Tanaka, com 119 anos, que ocupava o posto de mais velha do mundo antes de Randon. 
  • A pessoa mais velha que se tem registro é a também francesa Jaanne Calment, que morreu aos 122 anos em 1997.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!