Na última terça-feira (3), a SpaceX lançou um foguete Falcon 9 transportando 114 satélites, das mais variadas empresas, para a órbita da Terra. A espaçonave partiu da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, marcando o 200º voo orbital desde a fundação da empresa, em 2002.

A câmera de bordo do veículo gravou um vídeo mostrando a viagem de ida e volta do primeiro estágio para a Terra. A SpaceX divulgou as imagens no Twitter na manhã de quinta-feira (5).

publicidade
Reprodução: @SpaceX/Twitter

Leia mais:

Da decolagem ao pouso, o vídeo acelerado contabiliza apenas 90 segundos, mas na verdade o propulsor levou quase nove minutos para decolar e pousar com sucesso na Zona de Pouso 1 do Cabo Canaveral.

publicidade

Mesmo com as imagens aceleradas ainda é possível entender o essencial de um voo Falcon 9. Ele mostra como a pluma do foguete se espalha após o lançamento, à medida que o veículo viaja mais alto pelo ar cada vez mais rarefeito, por exemplo, e destaca a incrível capacidade que o propulsor tem de controlar sua descida ao voltar para a Terra.

SpaceX bateu recorde de missões em 2022

Esse controle do foguete é resultado de vários recursos, incluindo propulsores de gás nitrogênio que mudam de orientação e aletas de grade hipersônicas, estruturas semelhantes a waffles perto da base do propulsor, que ele implanta após chegar ao espaço.

publicidade

Em 2022, a SpaceX lançou 61 missões orbitais, quase dobro das 31 missões que a empresa lançou em 2021. O lançamento de terça foi o deste ano. Em agosto de 2022, o fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk, declarou que a empresa pretende fazer até 100 missões em 2023.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!