Recentemente, alguns usuários do Twitter relataram que apps alternativos de acesso à plataforma não estavam funcionando. Depois de alguns dias, o Twitter confirmou nesta terça-feira (17) que bloqueou a entrada nos programas de terceiros.

Qual é o contexto por trás do bloqueio desses apps pelo Twitter?

  • Desde a semana passada, usuários e desenvolvedores que utilizam apps como o Tweetbot e Twitterific relataram que não conseguiam realizar nenhuma ação nesses programas, somente no aplicativo oficial ou na versão web;
  • Algumas especulações sugeriam que o problema da API de integração poderia ter sido um erro na captação do código, visto que os funcionários da empresa estão atolados em demandas internas;
  • No entanto, a conta oficial do Twitter Dev confirmou o bloqueio proposital dos apps: “O Twitter está aplicando suas regras de API de longa data. Isso pode fazer com que alguns aplicativos não funcionem”, escreveu o perfil.

Leia mais:

publicidade

Os usuários chamaram a atenção para a parte em que as “regras de longa data” do Twitter são mencionadas pela conta, já que não houve nenhum indicativo de quais normas seriam essas. Com isso, os desenvolvedores devem encarar incertezas em relação aos próximos passos da plataforma sobre os apps alternativos.

Além disso, é provável que a mudança seja um sinal dos novos pensamentos de Elon Musk para o Twitter, visto que os apps como o Tweetbot funcionam sem transtornos há anos e a plataforma do passarinho azul não realizava nenhum ação para impedir o uso do programa. Com a necessidade de garantir um lucro maior da empresa, Musk não olha com bons olhos o uso da rede social em uma funcionalidade sem anúncios.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!