A empresa de transformação digital Mobiup desenvolveu ferramenta capaz de solucionar dor muito sentida por criadores de conteúdos nas redes sociais. O selo de verificação Authenticator, solução desenvolvida por meio da tecnologia Blockchain, resolve de maneira simples a identificação de perfis falsos no Instagram.

Utilizando a segurança dos smarts contracts e a tecnologia dos colecionáveis digitais (NFTs), itens únicos que você pode compartilhar, comprar e vender no Instagram, o seguidor consegue identificar um fake buscando por selo de verificação no perfil em questão. Mas, diferente de um colecionável digital comum, o Authenticator é intransferível.

Leia mais:

Qualquer perfil pode ser verificado pelo Authenticator, desde criadores de conteúdo a empresas e artistas. O perfil que for validado terá em seu feed um selo azul de verificação, no perfil original ele será sinalizado como um colecionável digital, que não vai ser possível encontrar em um perfil fake.

publicidade

Rodrigo Caggiano, diretor de produto da Mobiup, disse que “o Authenticator é uma iniciativa que pretende dificultar ao máximo a vida do fraudador. Esse é um problema que existe não só com criadores de conteúdo, mas com hotéis, restaurantes, artistas e até mesmo pessoas comuns.” 

Para essa validação acontecer, o dono da conta deverá enviar os dados pedidos e aguardar a comprovação pelo Authenticator. Após aprovado, estará gravado em blockchain e um SoulBond NFT é enviado para sua carteira. Ele não pode ser transferido para outra pessoa, apenas para aquele que está conectado a sua carteira. Cada selo terá URL própria que qualquer pessoa pode verificar no site do Authenticator. 

Já há mais de 500 pessoas na fila de espera para receber o selo de autenticação da Mobiup. O número de criadores alertando seguidores sobre golpes de fakes no Instagram pode ser percebido por grande parte dos usuários da rede. 

“A guerra contra perfis falsos está longe de acabar. Só nesse mês, já perdi as contas de quantos seguidores me contactaram para falar que identificaram fake com meu nome. Na maioria, esses golpistas estão atrás de investidores desavisados, por isso sempre comunico nas minhas redes que não entro em contato e nunca peço dados por Instagram”, disse Caio Vicentino, influenciador cripto e WEB3, e já autenticado pelo Authenticator. “É preciso ter atenção ao usar as redes sociais. Ter uma maneira de provar que eu sou realmente quem falo ser é uma forma de ajudar e muito nessa luta”.

A iniciativa ainda lançará novidades para todos os usuários que entrarem no projeto: “Queremos fazer um produto genuinamente WEB3, fazer um movimento onde a comunidade dos verificados impulsionam cada vez mais o produto para mostrar para o mainstream o poder das soluções em blockchain e mostrar para a sociedade que NFTs não são figurinhas que vão deixar o usuário rico do dia para noite”, disse Caggiano. 

No facebook, em 2020, estimou-se que o número de perfis falsos chegou a 270 milhões. Com o crescimento massivo do Instagram, pode se estimar que o número de perfis falsos na plataforma já tenha sido ultrapassado.

Sobre o Authenticator

O Authenticator é realizado pela Mobiup em parceria com a Pug Club, a web3dev e consórcio de profissionais do mercado. Juntando nomes como Caio Vicentino, Alexandre Senra, João hazim, Felipe Dantas, Angelo Whosoever, Igor Brasil, Benito Napolitano, Max Schiller, entre outros profissionais que ajudaram dando feedback na construção do produto.

Imagem destacada: Mobiup

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!