A Avast lançou um descriptografador – um decodificador de criptografia – gratuito para o ransomware BianLian. O objetivo é ajudar as vítimas a recuperar arquivos roubados sem ter que pagar o resgate aos hackers.
A disponibilidade de um decodificador ocorre cerca de seis meses após o aumento da atividade do ransomware BianLian em 2022, quando o grupo de ameaças invadiu várias organizações.
Leia mais:
A empresa afirma que a ferramenta está em andamento, por não bloquear novas versões do vírus, e que esta capacidade será adicionada em breve.
BianLian pode ser confundido com o trojan bancário do Android que possui o mesmo nome, mas, na realidade, ele é uma variedade de ransomware baseada em Go voltada para sistemas Windows.
O malware realiza criptografia intermitente nos arquivos da vítima, atacando mais de 1000 extensões, uma tática que ajuda a acelerar os ataques em detrimento da força do bloqueio de dados.
Os arquivos criptografados recebem a extensão “.bianlian”, enquanto a nota de resgate gerada avisa as vítimas que elas têm dez dias para atender às demandas do hacker ou seus dados privados serão publicados no site de vazamento da gangue.
O decodificador de ransomware BianLian está disponível gratuitamente e o programa não requer instalação. Os usuários podem selecionar o local que desejam descriptografar e fornecer ao software um par de arquivos originais/criptografados.
Há também uma opção para usuários com uma senha de descriptografia válida, mas se a vítima não tiver uma, o software ainda pode tentar descobrir iterando todas as senhas BianLian conhecidas.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 19 de janeiro de 2023 18:14