O ano de 1959 começou com o pontapé inicial na produção de um dos carros mais queridos pelos brasileiros, o Fusca. No dia 20 de janeiro daquele ano, o icônico modelo da Volkswagen começou a ser fabricado oficialmente no Brasil. A data então é celebrada desde 1989 como o ‘Dia Nacional do Fusca’.

Considerado um dos veículos mais populares do planeta, o Fusca nasceu bem antes disso e em plena Alemanha nazista. Em 1934, o engenheiro automotivo austríaco Ferdinand Porsche começou a projetar um carro compacto com motor de dois cilindros refrigerado a ar encomendado por Adolf Hitler.

publicidade

Vale destacar que também existe o Dia Mundial do Fusca, celebrado em 22 de junho, data que marcou o início do desenvolvimento do modelo, conhecido primeiro como Volkswagen Sedan.

Leia mais:

publicidade

Voltando ao Brasil, as primeiras unidades começaram a chegar por importação em 1950, antes da fabricação começar em 1950 na primeira fábrica da VW fora da Alemanha em São Bernardo do Campo (SP).

Fusca na linha de produção.
Imagem: Volkswagen/Divulgação

Fim da linha em 1986 e volta por cima em 1993

Cerca de 27 anos mais tarde, foi decretada a primeira despedida do Fusca, que passou por mudanças mecânicas, ganhou novos itens de série e alterações estéticas no meio do caminho.

publicidade

A versão 1.600, a mais potente, foi lançada em 1974 com 65 cavalos e adaptada mais tarde em 1985 para rodar com álcool. Todas as variantes sempre mantiveram uma característica em comum: o câmbio manual de quatro velocidades.

O preço “camarada” e a fama de carro robusto foi suficiente para trazer o Fusca de volta de 1993 a 1996 depois de um pedido pessoal do então presidente da República, Itamar Franco, o que resultou no famoso “Fusca Itamar”. Com rivais mais modernos e menos demanda, o Fusca se despediu de vez em julho de 1996 com a Série Ouro.

publicidade
Fusca exposto no museu da Volkswagen.
Imagem: Volkswagen/Divulgação

Carro mais vendido do Brasil

No fim, o sucesso foi tão grande que o Fusca ficou com a coroa de carro mais vendido do Brasil por 24 anos consecutivos, respondendo sozinho por cerca de 30% da frota nacional no seu ápice. Em março de 1972, o lendário modelo da VW alcançou a marca de um milhão de exemplares vendidos. Até 1986, segundo os dados da montadora, esse número triplicou para 3,1 milhões.

Imagem: Volkswagen/Divulgação

Em 1998, a Volkswagen relançou o Fusca com uma cara mais moderna como New Beetle. O visual até lembra um pouco o original, no entanto, as semelhanças param por aí. A plataforma é de Golf e o motor, agora refrigerado a água, passou para a dianteira. O preço também subiu e deixou de ser um atrativo para a maioria dos brasileiros.

Novo Fusca ficou mais esportivo em 2012.
Imagem: Volkswagen/Divulgação

Em 2010, o New Beetle também deixou de ser vendido por aqui, voltando em 2012 novamente como Fusca e ainda mais exclusivo e esportivo, com motor 2.0 a gasolina de 200 cavalos.

Imagem principal: Volkswagen/Divulgação

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!