Blizzard está encerrando operações na China

Encerramento de contrato com parceira chinesa está deixando os jogadores da China sem ter como acessar títulos da Blizzard
Ronnie Mancuzo21/01/2023 11h13
World of Warcraft, jogo da Blizzard
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na China, vai ser bem difícil jogar World of Warcraft, já que a Blizzard Entertainment, desenvolvedora do jogo, deve encerrar as operações no país. O problema está no fim da parceria com a NetEase, responsável pelas operações da empresa norte-americana em território chinês.

A dupla atuava junta há 14 anos na China. Mas em novembro de 2022, as negociações para extensão do contrato (que expira no dia 24 de janeiro) não foram além.

Leia também:

Desde então, a Blizzard tentou um acordo para as empresas trabalharem juntas por mais alguns meses, até ela encontrar outra parceira no país. Só que a NetEase recusou a proposta. A chinesa, ainda por cima, disse que a norte-americana agiu de forma inaceitável.

Destruição de estátua a marteladas

Esse final de relacionamento não está acabando em paz. Chateados com a Blizzard, funcionários da NetEase chegaram a publicar um vídeo onde desmontam “a marteladas” uma estátua de World of Warcraft que estava instalada na sede da empresa na China.

Essa ação, que foi filmada e teve cenas publicadas na internet, também foi motivada por uma onda de demissões que acabou ocorrendo na chinesa por causa do fim da parceria.

A partir de 24 de janeiro, os jogos da Blizzard não terão como ser acessados por jogadores da China – que vão precisar recorrer a serviços VPN para isso. World of Warcraft, Hearthstone e Starcraft são algumas das perdas para os chineses, pelo menos enquanto a norte-americana não encontrar outra parceira.

Com exceção de Diablo Immortal. O jogo será o único da Blizzard na China, sob um contrato separado.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.