Três mil e seiscentos km. Mais ou menos a distância entre as cidades de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Macapá, no Amapá. Por mais longe que pareça, em termos astronômicos isso não é quase nada – e é a essa distância que o asteroide 2023 BU vai passar da Terra na próxima quinta-feira (26), por volta das 21h28 (pelo horário de Brasília).

Crédito: JPL/NASA

Descoberto no último sábado (21) pelo fabricante de telescópios e astrônomo amador russo Gennady Borisov, essa rocha espacial tem diâmetro estimado entre 3,7 m a 8,2 m e viaja a cerca 32.400 km/h.

Para se ter uma ideia de quão perto o 2023 BU passará da Terra, os satélites que acompanham a rotação do planeta (chamados geoestacionários) estão a cerca 36 mil km da superfície terrestre – sendo assim, a pequena rocha espacial estará a apenas 10% da distância usada por essas espaçonaves.

Conforme o guia astronômico e de céu nortuno The-Sky-Live, esses asteroides são monitorados muito de perto, por meio de observações de posição de alta precisão e mecânica celeste. 

publicidade

Felizmente, com base nos últimos cálculos de órbita de alta precisão realizados pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, confirma-se que a passagem próxima da Terra pelo asteroide 2023 BU não afetará o planeta em absolutamente nada.

Isso porque, mesmo considerando seu tamanho máximo, ele teria uma massa total em torno de 866 toneladas. Se atingisse a Terra, grande parte disso seria completamente consumida pela atmosfera, liberando uma energia equivalente a 9 mil toneladas de TNT (substância muito utilizada como explosivo militar e em demolições).

Leia mais:

“Geraria um belo meteoro, mas provavelmente não representaria risco algum em solo”, disse Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e colunista do Olhar Digital. “Para efeitos de comparação, o asteroide que atingiu a Terra em Chelyabinsk, na Rússia, 10 anos atrás, explodiu com energia equivalente a 440 mil toneladas de TNT”.

A passagem próxima da Terra do asteroide 2023 BU nesta quinta-feira terá transmissão online em tempo real pelo Virtual Telescope Project (Projeto Telescópio Virtual), um serviço prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, com sede em Roma, na Itália, por meio deste link, a partir das 16h15.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!