TikTok afirma que funcionários podem decidir o que será viral

Tática pode ter sido utilizada para atrair empresas e artistas para plataforma
Por Matheus Barros, editado por Carolina Martins 23/01/2023 15h22, atualizada em 25/01/2023 09h44
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O TikTok ficou muito conhecido por permitir que criadores e conteúdos se popularizem de maneira mais rápida que em outras redes sociais. O algoritmo da plataforma chinesa é frequentemente elogiado por isso. 

Porém, um artigo da Forbes aponta que alguns funcionários do TikTok podem impulsionar vídeos na plataforma, praticamente decidindo o que será viral. 

Leia também!

De acordo com o artigo, o objetivo da prática visa “apresentar celebridades e criadores emergentes à comunidade”. A ação ficou conhecida como “Heating” (Aquecedor, em tradução livre).

O porta-voz do TikTok, Jamie Favazza, relatou que o Heating ajuda a promover a “diversidade de conteúdos”, fazendo com que o feed dos usuários não seja tomado apenas pelas principais tendências do momento. 

A Forbes informa que cerca de 2% do vídeos encontrados na aba “For You” são indicações de funcionários, mas a rede social aponta que apenas 0,002% dos conteúdos são indicados. 

Mulher segurando celular e mostrando o aplicativo do TikTok
Imagem: diy13/Shutterstock

Acredita-se que o TikTok possa ter utilizado essa tática para atrair ainda mais empresas, influenciadores e músicos para a rede social, por exemplo. 

A tese é que a rede social impulsionava conteúdos chave para que eles se tornassem populares, fazendo com que outras empresas vissem a plataforma como uma forma de criar tendências organicamente.

O rumor ganha ainda mais força com o fato que o TikTok não apresenta nenhum tipo de rótulo em conteúdos impulsionados internamente. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Carolina é Publicitária, pós-graduada em Marketing Digital e integrou times de marketing e criação como Embraer e Tecnoblog. Nas horas vagas faz crossfit, corre, joga e come lanches por aí.