O primeiro trem de passageiros da China que funciona usando células de combustível de hidrogênio acaba de ser lançado pela maior fabricante de veículos ferroviários do planeta. A novidade, fruto de uma parceria entre a estatal CRRC e a Chengdu Rail Transit, saiu da linha de montagem na semana passada.

  • Com quatro vagões, o modelo é inspirado no famoso trem-bala e pode atingir até 160 km/h.
  • Atualmente, é o mais rápido do segmento já produzido até hoje.
  • O modelo emite apenas água na atmosfera e pode percorrer até 600 km com o “tanque cheio”. 
  • O trem também têm recursos inteligentes e se comunica usando 5G, podendo partir e parar sozinho e se guiar nos trilhos sem a ajuda de humanos.
  • Seu projeto de fornecimento de energia, segundo a CRRC, pode reduzir as emissões de dióxido de carbono em mais de 10 toneladas por ano.
Imagem: CRRC/Divulgação

China está apostando alto no hidrogênio

Além de controlar uma grande fatia da cadeia de fornecimento de baterias de lítio, a China também planeja produzir até 200 mil toneladas de hidrogênio até 2025 usando energia renovável e ter pelo menos 50 mil veículos nas ruas até lá rodando com combustível verde.

publicidade

Leia mais:

Para ter uma ideia, hoje existem cerca de 1.000 estações de abastecimento de hidrogênio no mundo e quase um terço está em solo chinês, diz um estudo recente da Information Trends. A ideia pode ajudar o país a contornar o risco cada vez maios de escassez de lítio, que vai elevar os preços e, por consequência, prejudicar o mercado de veículos elétricos.

publicidade

Imagem principal: CRRC/Divulgação

Via Global Times

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!