Atualmente a linha de Xangai, a maior cidade da China, oferece um dos serviços de trem de levitação magnética mais rápido do mundo, capaz de atingir 431 km/h. Agora, o país afirma que se tornou o primeiro a testar com sucesso um “vactrain”, um trem magnético que viaja dentro de um tubo a vácuo — basicamente a mesma ideia do bilionário Elon Musk para o Hyperloop (lembra dele?). 

A informação foi divulgada esta semana pelo China Daily. Pesquisadores conseguiram testar o trem em um túnel de baixo vácuo de 2 km. Durante a avaliação, o veículo conseguiu atingir 130 km/h. O sistema usa a tecnologia “mais recente de levitação magnética supercondutora” para se soltar do solo e eliminar a resistência ao atrito, enquanto a tubulação interna a vácuo reduz a resistência do ar, diz o relatório.

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A equipe ressalta que está apenas começando. O próximo passo é conseguir construir uma pista em grande escala de 60 km e fazer com que o seu trem atinja a marca de 1.000 km/h. Se tudo der certo, o projeto pode impulsionar um sistema inovador de trens de alta velocidade nos moldes do projeto original de Musk, apresentado há cerca de uma década e que até agora não vingou.

Hyperloop ainda pode sair do papel

Sem dúvidas, o conceito de “trem a vácuo” mais comentado foi o Hyperloop, proposto pelo CEO da Tesla em 2012. Apesar do otimismo com o projeto na época, ainda não foi visto nenhum teste do sistema em escala real.

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Em abril de 2022, Musk finalmente afirmou que a sua empresa The Boring Company tentará tirar a ideia do papel “nos próximos anos”. O prazo indefinido, no entanto, não é muito animador.

No fim, se mais avanços foram alcançados na China, pode-se dizer que o homem mais rico do mundo foi derrotado.

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Tecnologia difícil de se concretizar

Imagem: The Boring Company/Divulgação

Depois que Musk publicou o seu primeiro artigo sobre o Hyperloop, startups como a Hyperloop One e a Hyperloop Transportation Technologies assumiram a tarefa de viabilizar esse sistema de transporte futurista. O objetivo final ainda é o mesmo: ter cápsulas autônomas que possam cobrir grandes distâncias em pouco tempo, viajando a mais de 966 km/h por tubos fechados a vácuo.

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Concretizar a tecnologia, no entanto, se provou uma tarefa difícil. Com sede em Los Angeles, Califórnia, a Virgin Hyperloop chegou a progredir com o conceito, porém, o projeto também sofreu um duro golpe quando a companhia demitiu mais da metade dos funcionários.

Imagem principal: The Third Research Institute of China Aerospace Science and Industry Corp/Reprodução

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