Brasil fica de fora do Oscar 2023, mas existe conexão com um filme

O Brasil não tem nenhum representante entre os indicados às 23 categorias do Oscar 2023, apenas uma conexão distante com um filme
Ana Luiza Figueiredo24/01/2023 16h05
oscar
Imagem: DeamWorks
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quando o Oscar 2023 revelou sua lista de pré-indicados em dezembro, já se sabia que não haveria um representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional. Dois outros representantes brasileiros estavam entre os pré-indicados, mas acabaram ficando de fora da lista de indicados, anunciada hoje (24).

O documentário O Território, uma parceria entre Brasil, Estados Unidos e Dinamarca, e o curta-metragem Sideral, estavam na lista de pré-indicados, mas acabaram não entrando para os indicados após o corte final, deixando o Brasil sem nenhum representante no Oscar 2023.

Leia mais:

O Território. Imagem: Reprodução.

O Território, documentário disponível no Disney+, mostra parte da história do povo indígena Uru-eu-wau-wau, que viu sua população diminuir e sua cultura ser ameaçada desde o contato com os brancos brasileiros.

Já o curta-metragem Sideral, que quase entrou na categoria de Melhor Curta-Metragem, foi conduzido por Carlos Segundo, e trata-se de uma ficção localizada na Base Aérea de Natal, em que o Brasil se prepara para lançar o primeiro foguete tripulado para o espaço. O filme explora como este dia histórico afeta a vida da faxineira Marcela, do mecânico Marcos e de seus dois filhos.

Sideral. Imagem: Reprodução.

Marte Um, o escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais para representar o país na categoria de Melhor Filme Internacional, não sobreviveu já ao primeiro corte. O filme foi dirigido por Gabriel Martins, e conta a história de uma família negra da periferia de Contagem, no interior de Minas Gerais. A categoria acabou com indicações para filmes da Alemanha, Polônia, Argentina, Bélgica e Irlanda.

Com a não indicação de Marte Um, O Território e Sideral, a conexão restante do Brasil com o Oscar é bastante distante. A animação Gato de Botas 2: O Último Desejo, da DreamWorks Animation, localizada dentro da franquia Shrek, tem em seu elenco de voz o ator brasileiro Wagner Moura. O ator dubla o vilão Lobo Mau na versão original em inglês, uma das figuras mais importantes do longa, e inclusive conquistou uma indicação ao Annie Awards pelo papel.

Agora, o filme foi indicado à categoria de Melhor Animação, onde disputará com Pinóquio por Guillermo Del Toro, Marcel the Shell with Shoes On, A Fera do Mar e Red: Crescer é uma Fera.

A cerimônia de entrega de prêmios do Oscar acontece no dia 12 de março.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.